Geral

Projeto de estudantes da rede estadual recebe prêmio internacional

Projeto de estudantes da rede estadual recebe prêmio internacional

Por Da Redação

Projeto de estudantes da rede estadual recebe prêmio internacionalDivulgação

O projeto ?Caravana Calon: a inserção da cultura cigana nos espaços escolares de Jacobina e região?, desenvolvido por estudantes do curso técnico em Administração, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios (Ceep) do Centro Professora Felicidade Jesus Magalhães, em Jacobina, conquistou a 1ª colocação na área de Ciências Sociais, na Feira de Ciencias y Tecnologia (Fecitec Girassoles), realizado entre os dias 18 e 21/08, em Encarnación, no Paraguai.


O Caravana Calon foi credenciado a participar da Fecitec Girassoles por ter sido um dos destaques na Expo Milset Brasil 2015 (Movimento Internacional para atividades de lazer em Ciência e Tecnologia), realizado em maio, em Fortaleza. O projeto tem o objetivo de apresentar a cultura cigana para a comunidade escolar e a sociedade. ?Estamos colaborando para que haja a inserção da cultura cigana nos espaços escolares e que os ciganos da etnia Calon, composta por 100 integrantes, sejam cada vez mais respeitados e valorizados?, disse a professora e orientadora, Laudicéia da Cruz.


Segundo a docente, o projeto surgiu da necessidade de integrar os alunos ciganos com os demais, fazendo com que eles participassem de forma ativa de todas as atividades. Palestras, oficinas e mesas-redondas foram realizadas com estudantes e professores para contextualizar a cultura cigana no Ceep. A integração deu tão certo que as ações do projeto foram estendidas para outras unidades de ensino. ?Percorremos várias escolas numa caravana para passar um pouco da cultura cigana e desfazer o estereótipo negativo que as pessoas normalmente imprimem, por falta de conhecimento?, afirma.


Após o processo de estudos sobre aspectos históricos, tradicioais e valores ciganos, os alunos fizeram uma análise de outros estudantes que participaram das atividades, com a finalidade de identificar a mudança de conceito sobre essa comunidade tradicional. O aluno e cigano, Luan Costa Mota, 18 anos, destaca que, por meio do projeto, as pessoas conseguiram, de fato, mudar a visão negativa sobre o povo cigano e perceberam que o preconceito só existe pelo desconhecimento da cultura. ?O projeto é muito importante porque incentiva a nós jovens ciganos a estudar, além de mostrar o valor da nossa cultura?, explica.


Projeção internacional

Além da premiação, o projeto recebeu a credencial para participar da Expo Internacional de Ciência para América Latina (ESI-AMLAT), que acontecerá no próximo ano, em Mazatlán, no México. O evento contará com a participação de jovens de diferentes países, com cerca de 500 projetos de pesquisa, inovação e disseminação. Serão representados países como Paraguai, Chile, Uruguai, Colômbia, Argentina, México, Brasil, dentre outros.


Diversidade

O projeto Caravana Calon está inserido no processo de ensino e de aprendizagem nas escolas da rede estadual de ensino, que considera as diferentes culturas, ritmos e níveis de desenvolvimento dos estudantes. Neste contexto, além das políticas públicas para a Educação para as Relações Étnico-raciais, de Gênero e Sexualidades, também estão incluídas a Educação do Campo, a Educação Escolar Indígena, a Educação Especial e a Educação Escolar Quilombola, entre outras ações.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.