AO VIVO Últimas Notícias
04/07/2023 11h37 | Atualizado em 04/07/2023 11h37

Lula sanciona lei que torna obrigatória a igualdade salarial entre homens e mulheres com mesma função

O projeto, que agora foi transformado em lei, é de autoria do Executivo, e prevê aplicação de multa ao empregador que descumprir a igualdade salarial para mesmas funções e competências profissionais.

Lula sanciona lei que torna obrigatória a igualdade salarial entre homens e mulheres com mesma função Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Anuncie Conosco
Da Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira (3/7), o projeto de lei que torna obrigatória a igualdade salarial entre homens e mulheres quando exercerem trabalho equivalente ou a mesma função. O PL 1.085/2023 foi aprovado no mês passado pelo Congresso Nacional e agora deverá ser regulamentado por decreto.

O projeto, que agora foi transformado em lei, é de autoria do Executivo, e prevê aplicação de multa ao empregador que descumprir a igualdade salarial para mesmas funções e competências profissionais. A multa será equivalente a dez vezes o valor do novo salário devido. Em caso de reincidência, o valor será dobrado. Atualmente, pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é prevista multa de um salário mínimo regional.

Mesmo com pagamento da multa, a pessoa discriminada pode ingressar com pedido de indenização por danos morais. Para dar eficácia à nova lei, o governo federal instituiu canais de denúncia sobre o descumprimento da igualdade salarial por parte de empresas e entidades em geral. As pessoas podem encaminhar os casos por meio de um portal do Ministério do Trabalho ou pelo telefone: Disque 100, Disque 180 ou Disque 158.

*Com informações da Agência Brasil

ASSISTA À REPORTAGEM DO BOM DIA BAHIA

LEIA MAIS: Apresentação de chorinho dá continuidade às comemorações da Independência da Bahia

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!