Estudante de 64 anos da rede estadual lança livro de poemas
Estudante de 64 anos da rede estadual lança livro de poemas
Benedito Ferreira de Freitas, 64 anos, acaba de realizar o seu sonho de lançar um livro com poemas rimados e cantados, inspirados na literatura de cordel. Ele é um dos estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio Professor George Fragoso Modesto, que funciona na Penitenciária Lemos Brito, em Salvador. O livro intitulado ?Natureza, Vida e Versos? foi lançado nesta terça-feira (15), na unidade escolar.
Nascido e criado na roça, no interior da Paraíba, o estudante conta que a inspiração para o livro veio de sua paixão pelos cordéis que costumava ler na infância, influenciado pelo seu pai. ?Sempre gostei de ler e neste livro coloco meus sentimentos, vivências e reflexões sobre o mundo e sobre a minha vida?, destaca o autor.
Na obra, são abordados temas como natureza, educação, política, costumes da vida rural, religião, futebol, união conjugal e o tempo. ?Os textos do livro são repentes de improviso rimados e que tornam a leitura mais leve e simples, porque escrevi com naturalidade e com toques de humor?, explica Benedito de Freitas.
O autor acredita que o livro vai despertar o leitor para os temas abordados. ?incentivo às pessoas a serem mais realistas e sinceras, a fugirem da ilusão e alerto sobre a necessidade de cuidar da natureza e de se relacionar bem com as pessoas?, afirmou o estudante, que acrescenta: não vai parar por aí. ?Quero começar a escrever um novo livro contando minha história de vida, sobre as dificuldades enfrentadas, lembranças da minha época de criança e superação?.
Segundo a diretora da unidade escolar, Maria das Graças Barreto, Benedito de Freitas sempre se destacou com as palavras. ?Ele tem muita facilidade com a escrita e, por conta disso, irá receber menção honrosa por sua atuação no projeto Tempos de Arte Literária (Tal), por ter sido finalista da etapa regional e classificado para a fase estadual do Tal. Ele é um estudante que tem muito talento e serve de inspiração para outros jovens e adultos como ele?, destaca a gestora.