FÓRMULA 1: Em corrida morna nas ruas de Baku, Rosberg vence de ponta a ponta
FÓRMULA 1: Em corrida morna nas ruas de Baku, Rosberg vence de ponta a ponta
A expectativa de uma corrida acidentada no apertado e veloz circuito de Baku, no Azerbaijão, não se confirmou e Nico Rosberg venceu de ponta a ponta o GP da Europa, aumentando sua vantagem na ponta do campeonato. O alemão agora tem 24 pontos de vantagem em relação a Lewis Hamilton, que foi apenas o quinto após ter errado na classificação e largado em décimo. Sebastian Vettel e Sergio Perez completaram o pódio.
O mexicano ultrapassou Kimi Raikkonen na volta final para levar a Force India ao terceiro posto. Entre os brasileiros, Felipe Massa foi apenas o décimo colocado e Felipe Nasr fez uma excelente corrida, terminando em 12º e colocando a Sauber à frente das Haas e Renaults.
Como o DRS é bastante eficiente na longa reta em Baku, Hamilton e Bottas logo começaram a abrir caminho, passando as duas Toro Rosso. Na frente, Vettel passou Ricciardo com facilidade na volta 6, quando os primeiros carros foram aos boxes.
Ricciardo foi o primeiro dos ponteiros a parar, sendo seguido por Massa na volta 7. A Ferrari, após ter cometido alguns erros estratégicos nas últimas provas, optou por dividir seus pilotos: colocou Raikkonen na mesma estratégia de Ricciardo, enquanto manteve Vettel na pista, copiando Rosberg. Hamilton, Bottas e Hulkenberg também escolheram permanecer com os mesmos pneus. A tática ferrarista, porém, foi comprometida por um erro de Raikkonen, que cruzou a linha de entrada do box e levou uma punição de 5s.
Hamilton parou na volta 15, a mesma em que Raikkonen passou Hulkenberg por fora na curva 1. A vítima seguinte do finlandês foi Ricciardo. O piloto da Ferrari pulou para a terceira colocação na volta 19, quando bottas fez sua parada.
Apenas no 20º giro Vettel trocou os supermacios pelos macios, o mesmo acontecendo com Rosberg na volta seguinte. Assim, após todas as paradas realizadas, Rosberg liderava à frente de Raikkonen, Vettel, Perez, Ricciardo, Hamilton, Massa, Bottas, Sainz e Alonso. Felipe Nasr, por sua vez, continuava entre as McLaren e as Haas, em 13º.
Não demorou para a Ferrari ordenar a troca de posições. Depois de ter deixado Vettel passar e de receber o agradecimento do engenheiro, Raikkonen disse: ‘Agora pede para ele acelerar’. Afinal, o finlandês precisava abrir em relação ao quarto colocado, Perez, antes de pagar sua punição, o que seria feito adicionando os 5s a seu tempo final. O finlandês, contudo, não conseguia se distanciar suficientemente do mexicano.
Com seis voltas para o final, os pneus macios de Massa começaram a se deteriorar e o brasileiro foi ultrapassado por Verstappen, que usava os médios. Assim, o piloto da Williams caiu para a décima colocação, pois esteve entre os que pararam duas vezes na corrida, a exemplo da dupla da Red Bull.
Na ponta, Rosberg correu praticamente sozinho para garantir a quinta vitória da temporada, a primeira desde o GP da Rússia, no início de maio. Vettel chegou em segundo, com Perez em terceiro. O mexicano superou Raikkonen na volta final, mas já chegaria na frente devido aos 5s acrescidos ao tempo total do finlandês. Lewis Hamilton, que passou boa parte da prova pedindo ajuda para seu engenheiro a fim de efetuar uma mudança no volante – algo que não é permitido pelo regulamento e, portanto, não foi feito pelo time – terminou em quinto, seguido por Bottas, Ricciardo, Hulkenberg, Verstappen e Massa. Felipe Nasr fez algumas ultrapassagens nas voltas finais para conquistar uma boa 12ª colocação.
Após três corridas de rua seguidas, a Fórmula 1 vai para o interior da Áustria para a nona etapa do campeonato, daqui duas semanas.