Série do Ministério da Educação debate abuso de telas na adolescência
Episódios inéditos de série sobre temas ligados à adolescência e ao mundo digital vão ao ar às segundas-feiras
Por Júlia Naomi.
O segundo episódio da série Adolescentes e o Mundo Digital, do Ministério da Educação, debate o uso excessivo de dispositivos eletrônicos, também chamado de abuso de telas, na adolescência. O bate-papo vai ao ar pelo Canal Educação, TV do MEC, nesta segunda-feira (18), às 18h30. Também haverá transmissão pelo Youtube e reprises ao longo da semana.
O programa irá abordar o documento Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Usos e Dispositivos Digitais, criado pelo governo federal com o objetivo de apoiar famílias e instituições de ensino na construção de um ambiente online mais seguro para cidadãos em desenvolvimento. O episódio também abordará o acesso às plataformas digitais e a inserção das escolas neste contexto, por meio da educação digital.
+ Uso de internet e celulares estabelece novo recorde no Brasil
O programa acontece no formato de conversa entre especialistas na área de educação estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Desse modo, neste episódio, familiares e alunos do Centro Fundamental n° 4 de Brasília compõem o bate-papo. Já o MEC é representado pela coordenadoras gerais de Tecnologia e Educação, Ana Dal Fabbro e de Educação Integral, Raquel Franzim.
A secretária Nacional de Direitos das Crianças e Adolescentes do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Pilar Lacerda, e o gerente de Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SME-RJ), Pedro Bárbara, também contribuem com o encontro.
Como assistir episódio sobre abuso de telas na adolescência
Esta temporada da série tem quatro episódios, em que os convidados debatem os temas "tempestade hormonal", oportunidades para o desenvolvimento integral, clima escolar e saúde mental e masculinidades, comunidade de ódio e mediação nas redes. Os epísódios inéditos são lançados às segundas-feiras e reprisados ao longo da semana, segundo o seguinte calendário:
● Episódios inéditos: Toda as segundas-feiras, às 18h30 (horário de Brasília)
● Reprises: Segundas, às 12h, 17h15 e 23h30;
● Terças às 3h30, 10h45 e 20h30;
● Quartas: às 12h e 17h15;
● Sábados às 10h; e
● Domingos às 14h.
Para assistir ao programa, basta sintonizar a TV no canal 2.3. Cidadãos do estado de São Paulo, entretanto, devem sintonizar a TV no Canal 1.3. Os episódios também são transmitidos pelo Youtube, pelo Canal Educação ou pelo canal do MEC.
Série do Ministério da Educação faz parte de da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec)
A iniciativa é faz parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), coordenada pelo MEC e o Ministério das Comunicações (MCom), que define parâmetros de referência para uma conectividade adequada e permite a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line, com o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streamming com intenções pedagógicas.
O programa também integra uma das ações do governo federal no Programa Escola das Adolescências, uma estratégia de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano). De acordo com o MEC, a proposta é construir uma forma de ensino que "conecte-se com as diversas formas de se viver a adolescência no Brasil" e melhore o desenvolvimento integral dos estudantes.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).