Saúde

Tempo excessivo e pouca distância de telas contribuem para a miopia em crianças, alerta médica

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 80% das crianças nunca fizeram uma avaliação visual

Por Juana Castro

Tempo excessivo e pouca distância de telas contribuem para a miopia em crianças, alerta médicaCréditos da foto: Ilustrativa

Além do Dia das Crianças, 12 de outubro também marca o Dia Mundial da Visão. E foi traçando um paralelo entre as datas que a médica Fernanda Fernandes, residente de oftalmologia no Hospital das Clínicas, em Salvador, chama atenção para os cuidados que os pequenos precisam em relação aos olhos.


Ela explica que "o excesso de atividades próximas aos olhos, sem pausas, é um comportamento de risco para surgimento e progressão da miopia. Assim como pouca atividade ao ar livre durante o dia".


De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 30% do público infantil em idade escolar tem problemas refrativos – ratificando os dados internacionais, a miopia é um dos mais comuns – porém, apesar disso, 80% nunca fizeram uma avaliação visual.


Segundo Fernanda, as crianças que apresentam miopia muito cedo têm mais probabilidade de futuramente desenvolver doenças oculares, como o glaucoma e o deslocamento de retina, que podem levar à cegueira. "Quanto mais precoce o aparecimento da miopia, mais chance desse distúrbio visual ser muito alto. Embora associado a fatores genéticos, crianças que só se expõem a ambientes fechados e ficam muito tempo em frente às telas, como computador, celular ou tablet, têm mais probabilidade a esse erro refrativo", alerta.


Para evitar esse tipo de complicação, a médica recomenda algumas ações simples que contribuem para manter a saúde ocular do indivíduo. "Fazer pausas regulares; manter uma distância adequada da tela para não forçar muito a vista; ajustar a iluminação dos equipamentos. Tudo isso evita problemas na visão", pontua.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.