Revalida: candidatos já podem consultar resultados da segunda etapa
Os candidatos aprovados deverão indicar, até este sábado (1), a universidade parceira revalidadora do diploma médico estrangeiro, de acordo com a disponibilidade de vagas, também pelo Sistema Revalida
Por Rosana Bomfim.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou os resultados e o parecer final dos recursos apresentados contra a versão preliminar das questões do Revalida 2025/1 (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos) por Instituição de Educação Superior Estrangeira.

Os candidatos aprovados deverão indicar, até este sábado (1), a universidade parceira revalidadora do diploma médico estrangeiro, de acordo com a disponibilidade de vagas, também pelo Sistema Revalida.
Para serem aprovados, os participantes precisam alcançar pelo menos 65,655 pontos em uma escala de 0 a 100.
Objetivo do Revalida
O Revalida tem como principal objetivo avaliar se médicos formados no exterior, sejam estrangeiros ou brasileiros que possuem as habilidades, competências e conhecimentos necessários ao exercício da medicina no Brasil, em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O exame é realizado duas vezes por ano e é composto por duas etapas:
- 
Teórica, com provas escritas objetivas e discursivas; 
- 
Prática, voltada à avaliação de habilidades clínicas. 

As avaliações abrangem as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
O Inep destaca que o Revalida não tem caráter classificatório e não avalia instituições estrangeiras de ensino, limitando-se à validação individual do conhecimento dos profissionais que desejam exercer a medicina no país.
LEIA MAIS:
Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta sexta-feira
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
 Ao vivo
Ao vivo