Educação técnica e profissional na Bahia: cursos no SENAI, IFBA e mais
Abertura da Fábrica da BYD irá demandar profissionais formados pela educação técnica e profissional na Bahia
Por Júlia Naomi.
A educação técnica e profissional na Bahia amplia as oportunidades de trabalho da população, seja pela contratação por empresas públicas ou privadas, seja no momento de prestar concursos públicos. Isso acontece uma vez que a educação profissional e técnica (EPT) oferece uma formação com conhecimentos teóricos e práticos necessários para exercer diferentes profissões.
A EPT existe no Brasil desde 1909 e está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Ela se articula a diferentes níveis de educação, desde a educação profissional e técnica de nível médio, até a educação profissional e tecnológica de graduação e pós-graduação.
De acordo com a LDB, os cursos oferecidos de forma integrada ao ensino médio devem ser planejados de modo que o aluno faça o ensino médio junto com a formação técnica, na mesma escola, com uma única matrícula. As instituições devem cumprir com as normas complementares dos respectivos sistemas de ensino.
A legislação também possibilita uma formação concomitante, em que o aluno matriculado no ensino médio pode efetuar uma segunda matrícula em cursos técnicos ou profissionalizantes, na mesma instituição de ensino ou em uma instituição distinta.
As oportunidades de formação da EPT não se limitam a quem ainda está cursando a educação básica. Existe uma infinidade de cursos técnicos e tecnológicos subsequentes à formação do ensino médio, que podem impulsionar o ingresso no mercado de trabalho, aprofundar conhecimentos e até mesmo viabilizar mudanças de carreira.
O ensino tecnológico oferece cursos superiores com duração entre dois e três anos, que capacitam profissionais para atender às necessidades do mercado de trabalho com maior agilidade. Já os cursos técnicos, mesmo quando posteriores ao ensino médio, não são considerados cursos superiores. Apesar de serem diferentes, ambos se enquadram na definição de EPT.
Para os tecnólogos, há ainda, a possibilidade de cursar pós-graduações. Já técnicos, podem se especializar ainda mais, com a realização de cursos pós-técnicos.
Uma das principais frentes de trabalho do Ministério da Educação tem sido a expansão da EPT no Brasil. Nesse sentido, no dia 20 de agosto de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT), que define estratégias e metas para atender a demanda pela modalidade no país.
Outra estratégia é que os estados em dívida com a União possam reduzir parte dos juros a pagar em troca de investir 60% desse valor na educação profissional e técnica vinculada ao ensino médio, por meio do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).
Como se preparar para as transformações do mercado de trabalho na Bahia?
De acordo com Rafael Arruda, gerente de negócios da área de educação profissional do SENAI Bahia, as áreas de atuação mais procuradas pelos estudantes são tecnologia da informação e desenvolvimento de sistemas, além de cursos voltados para processos químicos e petroquímicos. Isso acontece devido à presença do Polo Petroquímico em Camaçari (BA) e da Refinaria Landolpho Alves, em São Francisco do Conde (BA).
"Existem também ocupações que são transversais, que alcançam diversas áreas e cadeias industriais, como, por exemplo, eletrotécnica, mecânica, eletromecânica, manutenção de equipamentos. São áreas de atuação que atendem a indústria automobilística, a indústria química e petroquímica, a indústria da siderúrgica", complementa.
Segundo o gerente de negócios, o curso de automação industrial também é bastante demandado, devido a, cada vez mais, as empresas buscarem atualizar sua infraestrutura e automatizar seus processos, seja para diminuir os custous ou para aumentar a produtividade.
Com a aproximação da inauguração da fábrica da BYD em Camaçari, Rafael Arruda Considera que o cursar o técnico em mecatrônica pode ser uma boa forma de preparação para as novas demandas de profissionais que irão surgir.
"Este foi um curso muito procurado no processo de instalação e operação da Ford. Agora, é que a procura desse curso aumente, porque a linha de produção da BYD é toda robotizada. Então inevitavelmente a empresa vai precisar de um volume grande técnicos e mecatrônica para desenvolver todo o processo de instalação e manutenção desses robôs" explica.
Arruda ainda acrescenta que o perfil de pessoas que buscam a capacitação profissional é diverso. "Numa mesma sala, temos jovens que acabaram de concluir o ensino médio e estão buscando o ingresso no mercado de trabalho, assim como pessoas que já atuam no mercado de trabalho, mas de atuam em outras áreas e querem se direcionar para o setor industrial", explica.
Saiba onde cursar a educação técnica e profissional na Bahia
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio, protagonizando 25 dos 30 melhores resultados entre as escolas públicas da Bahia no Enem 2024.
A instituição pública também oferta cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, cursos tecnológicos, de licenciatura e bacharelado. A maioria das opções são presenciais, mas existe a possibilidade de formações à distância, devido a uma parceria com o Sistema Rede e-Tec Brasil.
As oportunidades de formação são diversas, em áreas de atuação como gestão, serviços, agropecuária, meio ambiente, indústria, construção civil, saúde, tecnologia da informação e música.
Para ingressar no IFBA na modalidade técnica, é necessário participar de um processo seletivo, composto por prova objetiva e redação. Os cursos do IFBA são totalmente gratuitos. O único custo é a taxa de inscrição para a seleção.
Os cursos presenciais ficam distribuídos em 22 campi e um núcleo avançado, localizados nas cidades de Salvador, Barreiras, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Amaro, Santo Antonio de Jesus, Seabra, Simões Filho, Ubaitaba, Valença e Vitória da Conquista. O núcleo avançado, fica em Salinas da Margarida. Dois Campi estão em fase de implementação, em Jaguaquara e Campo Formoso.
Rede Estadual de Educação Profissional e Tecnológica da Bahia
De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, a partir de 2025, a rede estadual de ensino passou a ofertar educação profissional e técnica em todos os 417 municípios baianos, distribuída em 574 unidades escolares.
A ampliação da EPT na Bahia é fruto de parcerias com programas federais. Exemplo disso é o regime de colaboração com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado para expandir e democratizar a oferta de cursos da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.
Entre as políticas de promoção da educação da rede estadual de educação profissional estão os Centros Territoriais de Educação Profissional (CETEP), que visam atender às demandas regionais dos territórios identidade em que estão inseridos.
Há também os Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP), voltados para especializações em uma área ou eixo tecnológico.
Ambas as políticas públicas atendem às seguintes formas de articulação:
Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPTNM ou EPI) - possui matrícula única, com duração de 03 anos. A carga horária de 1.800h é acrescida à carga horária da formação básica.
Educação Profissional Integrada e Articulada a Formação de Jovens e Adultos (PROEJA Médio) - voltada ao público com mais de 18 anos que já concluiu o ensino fundamental. Possui duração de 2 anos e meio e acréscimo de 1200 horas sobre a carga horária básica da EJA.
Educação Profissional Subsequente (PROSUB) - Voltada para estudantes que já concluíram o ensino médio e desejam ter uma formação profissional específica. A Duração é de 1 ano a 1 ano e meio, com oferta no turno diurno ou noturno. Para ingressar, é necessário se inscrever para participar de um sorteio eletrônico, com realização semestral.
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) oferece cursos técnicos, que unem teoria e prática na capacitação de profissionais para trabalhar na indústria em até 2 anos. Há também a oferta de cursos pós-técnicos, de curta duração, de ensino superior e educação a distância.
O SENAI BAHIA é vinculado ao SENAI Nacional, braço educacional da Confederação Nacional da Indústria, e integra a Federação das Indústrias do Estado da Bahia. A instituição atua há 77 anos na educação profissional e transferência de tecnologias industriais.
Os cursos podem ser presenciais, em uma das 22 unidades do SENAI espalhadas pelo estado, a distância, com aulas remotas na plataforma MEU SENAI, ou semipresencial, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Para ingressar na educação profissional e técnica da instituição, é preciso fazer um cadastro no site. A maioria dos cursos são pagos, com mensalidades que custam em média R$420, com desconto de 10% para pagamento em dia. Contudo, o SENAI oferece gratuidade em 10% das vagas, reservadas para pessoas de baixa renda. Além disso, a instituição oferece alguns cursos gratuitos, abertos à comunidade.
Na modalidade presencial, a instituição oferta cursos no turno matutino e vespertino, com carga horária diária de 4h, além do noturno, com duração de 3h diárias. Este último, é o preferido de pessoas que unem a rotina de trabalho com os estudos.
Áreas da indústria com maior empregabilidade no Brasil
De acordo com uma pesquisa realizada pelo SENAI entre 2021 e 2023 com ex-alunos da instituição, em média 84,4% dos egressos no Brasil estão empregados até um ano após a conclusão do curso. Entre os cursos técnicos que apresentam índices de empregabilidade superiores a 90%, estão:
- Mecânica (96,5%),
- Alimentos (95,2%),
- Mecânica de Manutenção (94,7%),
- Refrigeração e Climatização (94,5%),
- Eletromecânica (94,4%),
- Automação Industrial (93,2%),
- Fabricação Mecânica (93%),
- Eletrotécnica (92,7%),
- Soldagem (91,3%) e
- Manutenção de Máquinas Industriais (90,6%).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).