Resultados da Bahia no Enem: notas médias e escolas mais bem avaliadas
Média de resultados da Bahia no Enem coloca estado em 24º posição entre as 27 unidades federativas; professor dá dicas de preparação para a prova
Por Júlia Naomi.
A Bahia se encontra entre os quatro últimos colocados no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, que considera a média de desempenho dos candidatos nos 26 estados e no Distrito Federal. Para fazer o levantamento, a reportagem do Aratu On analisou os microdados da avaliação, divulgados pelo Ministério da Educação por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O cálculo leva em conta o resultado médio de notas das quatro áreas do conhecimento avaliadas no exame, além da redação. Com média 547,18, o estado da Bahia ocupa o 24° lugar na classificação, seguido apenas por Alagoas (528,16), Roraima (524,01) e Amazonas (508,99). Nas primeiras colocações, destacam-se Minas Gerais (631,11), Distrito Federal (619,00) e Santa Catarina (615,96).
A pedagoga Ana Katia Santos, doutora em educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em metodologia de ensino, pesquisa e extensão, pondera que a Bahia é um estado marcado por desigualdades históricas que, até hoje, reverberam na área da educação.
"É importante salientar que, quando falamos em Bahia, estamos tratando de um Estado de dimensões territoriais significativas, que corresponde a aproximadamente cinco vezes o tamanho de Portugal. Há, portanto, uma complexidade que deve ser considerada. Ainda assim, parece essencial afirmar que a educação e a política de formação, desde a Educação Básica, não são consideradas prioridade e bem coletivo essencial para o desenvolvimento", reflete.
Unidade Federativa | Nota média no Enem 2024 | |
1° | Minas Gerais (MG) | 631,11 |
2° | Distrito Federal (DF) | 619,00 |
3° | Santa Catarina (SC) | 615,96 |
4° | Espírito Santo (ES) | 614,67 |
5° | São Paulo (SP) | 611,65 |
6° | Rio Grande do Sul (RS) | 607,21 |
7° | Rio de Janeiro (RJ) | 606,17 |
8° | Rio Grande do Norte (RN) | 599,10 |
9° | Goiás (GO) | 593,57 |
10° | Sergipe (SE) | 592,16 |
11° | Piauí (PI) | 590,07 |
12° | Paraná (PR) | 589,44 |
13° | Mato Grosso do Sul (MS) | 588,62 |
14° | Paraíba (PB) | 587,36 |
15° | Mato Grosso (MT) | 575,30 |
16° | Pernambuco (PE) | 577,84 |
17° | Rondônia (RO) | 572,00 |
18° | Ceará (CE) | 559,76 |
19° | Pará (PA) | 555,08 |
20° | Acre (AC) | 554,26 |
21° | Tocantins (TO) | 553,18 |
22° | Amapá (AP) | 550,25 |
23° | Maranhão (MA) | 548,66 |
24° | Bahia (BA) | 547,18 |
25° | Alagoas (AL) | 528,16 |
26° | Roraima (RR) | 524,01 |
27° | Amazonas (AM) | 508,99 |
Para elevar os indicadores educacionais no estado, a professora da UFBA defende o aprimoramento da articulação entre as instâncias de governo, a fim de melhorar a transição entre as etapas da educação básica na Bahia.
"Os estudantes do Ensino Médio possuem uma história pregressa, desde a educação infantil, ofertada pelos municípios. As habilidades e competências de formação vão sendo construídas desde este nível de ensino e impactam no histórico e formação do Ensino Médio. Nesse sentido, o diálogo sobre os processos de transição entre um nível e outro e as responsabilidades de cada um, para melhor acompanhamento e avaliação, deve ser tarefa exigida”, explica.
Ana Katia Santos aponta para o investimento no trabalho com metodologias interdisciplinares e no desenvolvimento da transposição didática, que é a capacidade de aplicação de conhecimentos teóricos de modo prático. De acordo com a especialista, esta habilidade já foi apontada como um desafio para estudantes brasileiros em exames internacionais, a exemplo do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), realizado a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Para a professora, é preciso redefinir a escola como um projeto de comunidade, no qual o currículo acadêmico é pensado e realizado coletivamente, com gestão democrática e respeito às demandas sociais, tecnológicas e culturais, sem minimizar as orientações curriculares nacionais presentes nos documentos oficiais, destaque para a Base Nacional Comum Curricular (Ensino Médio).
Resultados da Bahia no Enem apresentam disparidades entre escolas públicas e privadas
Entre as escolas baianas com melhores médias de desempenho no Enem 2024, predominam instituições privadas. As únicas escolas públicas no ranking dos 100 melhores desempenhos médios no estado são de dependência administrativa federal. São elas: o Colégio Militar de Salvador, que ocupa a 28° posição, com média de 658,36 pontos, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Salvador, em 98° lugar, com média de 628,86 pontos.
O Colégio da Polícia Militar CPM Eraldo Tinoco, de Vitória da Conquista, é a escola estadual melhor classificada, ocupando o 234° lugar na classificação geral do estado, com média de 586.97 pontos. Quando são consideradas apenas instituições públicas, o CPM figura na 19º posição.
Os Institutos Federais protagonizam 25 dos 30 melhores resultados entre as escolas públicas da Bahia no Enem 2024. Já os colégios militares se destacam entre as instituições estaduais, com as melhores classificações no ranking.
30 melhores escolas públicas da Bahia
Posição entre escolas públicas |
Escola |
Cidade |
Dependência administrativa |
Nota média no Enem 2024 |
1° |
COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR |
Salvador |
Federal |
658,36 |
2° |
IFBA - SALVADOR |
Salvador |
Federal |
626.77 |
3° |
IFBA - VITÓRIA DA CONQUISTA |
Vitória da Conquista |
Federal |
622 |
4° |
IFBA - CAMPUS CAMAÇARI |
Camaçari |
Federal |
614,39 |
5° |
IFBA - CAMPUS PAULO AFONSO |
Paulo Afonso |
Federal |
609,35 |
6° |
IFBA - CAMPUS BARREIRAS |
Barreiras |
Federal |
605,25 |
7° |
IFBA - CAMPUS JEQUIÉ |
Jequié |
Federal |
602,46 |
8° |
IFBA - CAMPUS BRUMADO |
Brumado |
Federal |
601,8 |
9° |
IFBA - CAMPUS VALENÇA TENTO |
Valença |
Federal |
601,31 |
10° |
IFBA - CAMPUS IRECÊ |
Irecê |
Federal |
600,56 |
11° |
IFBA - CAMPUS JACOBINA |
Jacobina |
Federal |
598,06 |
12° |
IFBA - CAMPUS EUNÁPOLIS |
Eunápolis |
Federal |
597,51 |
13° |
IFBA - CAMPUS PORTO SEGURO |
Porto Seguro |
Federal |
597,26 |
14° |
IF BAIANO - CAMPUS TEIXEIRA DE FREITAS |
Teixeira de Freitas |
Federal |
595,9 |
15° |
IFBA - CAMPUS SEABRA |
Seabra |
Federal |
595,48 |
16° |
IFBA - CAMPUS ILHÉUS |
Ilhéus |
Federal |
592,82 |
17° |
IF BAIANO - CAMPUS GUANAMBI |
Guanambi |
Federal |
590,45 |
18° |
IFBA - CAMPUS FEIRA DE SANTANA |
Feira de Santana |
Federal |
590,03 |
19° |
COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR CPM ERALDO TINOCO |
Vitória da Conquista |
Estadual |
588,83 |
20° |
IF BAIANO - CAMPUS ITABERABA |
Itaberaba |
Federal |
586,14 |
21° |
IFBA - SANTO AMARO |
Santo Amaro |
Federal |
582,93 |
22° |
IFBA - CAMPUS EUCLIDES DA CUNHA |
Euclides da Cunha |
Federal |
581,94 |
23° |
COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR CPM ANTONIO CARLOS MAGALHAES |
Itabuna |
Estadual |
576,02 |
24° |
IF BAIANO - CAMPUS SERRINHA |
Serrinha |
Federal |
573,59 |
25° |
IF BAIANO - CAMPUS BOM JESUS DA LAPA |
Bom Jesus da Lapa |
Federal |
572,7 |
26° |
IFBA - CAMPUS LAURO DE FREITAS |
Lauro de Freitas |
Federal |
572,12 |
27° |
COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR CPM LUIZ TARQUINIO |
Salvador |
Estadual |
569,75 |
28° |
IF BAIANO - CAMPUS CATU |
Catu Bahia |
Federal |
569,63 |
29° |
COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR CPM PROFESSOR ALEXANDRE LEAL COSTA |
Barreiras |
Estadual |
566,67 |
30° |
COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR CPM ANISIO TEIXEIRA |
Teixeira de Freitas |
Estadual |
566,47 |
Escolas particulares com melhores resultados médios na Bahia
No ranking geral do estado, que reúne escolas de diferentes dependências administrativas, as instituições privadas tiveram os melhores desempenhos médios no Enem 2024. O Colégio Bernoulli, de Salvador, lidera a classificação com 730,49 pontos, seguido pelo Colégio Helyos (710.57) e pelo Colégio Acesso (707.56), ambos de Feira de Santana. O Instituto Francisco de Assis (689.21), de Teixeira de Freitas e o Colégio Enigma (688.76), de Barreiras, completam o top 5.
Professor dá dicas de como se preparar para o Enem
"Sempre digo para os alunos que estudar para o ENEM é uma maratona, não uma corrida de 100 metros". Com essa frase, o professor de física Tomás Wilson explica que o ritmo de preparação para Enem e vestibulares deve ser constante e estratégico, com aprimoramento gradual.
Tomás Wilson atua na capacitação de estudantes para provas admissionais de universidades há mais de 30 anos e explica que é preciso revisar com frequência, enxergar os conteúdos de forma interdisciplinar e respeitar momentos de descanso. De acordo com o professor, o aluno deve:
1. Buscar priorizar os temas mais recorrentes — de acordo com o professor, na prova de física do Enem, por exemplo, Mecânica, Eletricidade, Termologia e Ondulatória representam mais de 80% dos conteúdos, de modo que priorizá-los nos estudos é uma escolha estratégica. "Não adianta estudar com a mesma intensidade tópicos que caem muito pouco".
2. Reservar tempo para uma revisão constante — "o ENEM exige que você lembre o conteúdo na hora da prova, não apenas que você o tenha estudado meses antes".
3. Treinar a resolução de questões contextualizadas e de edições anteriores — "a prova do Enem é cheia de situações do cotidiano, então prática é indispensável".
4. Manter uma visão integrada - Física no ENEM, por exemplo, também aparece de forma interdisciplinar em contexto com Química, Biologia, Geografia e até atualidades.
Cuidados com a Saúde mental na preparação para o ENEM
O professor de física ressalta que os estudantes não devem abandonar os cuidados com a saúde física e mental no período que antecede as provas. "O aluno que está estudando para o ENEM precisa entender que manter a saúde mental é fundamental nesse processo, porque o estresse e ansiedade diminuem a capacidade de concentração. Estudar por horas seguidas geralmente provocam fadiga mental e acabam prejudicando a retenção dos conteúdos. Além do mais, a falta de motivação, quase sempre, leva ao abandono do plano de estudos", alerta.
Por isso, o professor aconselha os estudantes a:
1) Respeitar os limites do corpo e da mente. - "Está cansado? Dê uma pausa, descanse e depois retorne aos estudos".
2) Praticar atividades físicas e dormir bem - "são cuidados fundamentais, pois o sono é essencial para consolidar a memória".
Tomás Wilson afirma que a autoconfiança influencia diretamente na maneira como o estudante lida com os desafios nos estudos e na coragem para resolver questões difíceis. Desse modo, ele relembra seus alunos de que todos erram e possuem pontos fracos e fortes. "Confiança se constrói com preparo e com a mentalidade certa. Por isso, estudem com estratégia, valorize suas conquistas diárias e mantenha a cabeça erguida durante toda a jornada. Confiem no processo. Quem estuda com estratégia e método, cuida da mente e acredita em si mesmo, chega muito mais longe do que quem apenas acumula horas na cadeira”.
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