Caso Banco Master: PF ouve Vorcaro e diretor do BC nesta 3ª feira
Depoimentos na PF terá acompanhamento de um juiz auxiliar do gabinete do ministro Dias Toffoli e do MP
Por Dinaldo dos Santos.
A Polícia Federal vai tomar, nesta terça-feira (30), a partir das 14h, os depoimentos do proprietário do Banco Master, Daniel Vorcaro, do ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, e do diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino Santos.

Após ouvir depoimentos, a delegada responsável analisará se há divergências relevantes entre os relatos. Caso identifique inconsistências, poderá determinar a realização de uma acareação entre os envolvidos.
O procedimento contará com o acompanhamento de um juiz auxiliar do gabinete do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), e de um representante do Ministério Público.

Liquidação do Banco Master
Decretada em 18 de novembro, a liquidação extrajudicial do Master foi definida pelo BC após meses de análise, que levaram à constatação de que o banco não só tinha problemas de liquidez como teria praticado fraudes no crédito para continuar produzindo ativos.
Quatro entidades que representam bancos, financeiras e fintechs divulgaram neste sábado (27) uma nota conjunta em defesa da atuação do Banco Central (BC) na liquidação do Banco Master. O documento pede a preservação da autoridade técnica e da independência institucional do órgão diante dos questionamentos sobre as decisões tomadas no processo.
As entidades afirmam que um regulador técnico e independente é essencial para a estabilidade do sistema financeiro. Segundo a nota, o Banco Central tem exercido essa função com supervisão atenta, técnica, prudente e independente.
Dentro do BC, após a decisão de Toffoli no último sábado (27), técnicos questionam a razão da convocação de Ailton de Aquino para a acareação. Na avaliação interna, se o diretor tem a função de oferecer suporte técnico às investigações, ele não deveria participar diretamente de uma acareação entre Daniel Vorcaro e Paulo Henrique Costa.
Quem é o baiano Ailton Aquino?
Indicado pelo presidente Lula e aprovado pelo Senado Federal, o baiano Aílton Aquino, de 48 anos, assumiu, em 2023, a Diretoria de Fiscalização do Banco Central do Brasil e é o primeiro negro a ocupar um cargo do mais alto escalão da instituição.

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e em Direito pelo Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal (UDF), Aquino chegou ao BC juntamente com Gabriel Galípolo, ambos sabatinados, em julho de 2023, pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e submetidos à confirmação de votação do Plenário da Casa.
LEIA MAIS: Aeroporto em destino turístico da Bahia chega a limite de pousos
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).