Estudantes de baixa renda podem estudar medicina em Cuba

As 60 vagas serão destinadas para estudantes de baixa renda interessados em cursar medicina em Cuba

Por Rosana Bomfim.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) anunciou, nesta terça-feira (11), a abertura de 60 vagas para estudantes de baixa renda interessados em cursar medicina em Cuba. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia e prevê inscrições entre os dias 17 e 21 de novembro, exclusivamente pela internet.

Estudantes de baixa renda podem estudar Medicina em Cuba. | Foto: Ilustração Pexels

O programa é voltado para brasileiros de baixa renda, com prioridade para residentes de áreas rurais da Bahia e que tenham histórico de engajamento em movimentos sociais. Em contrapartida, os estudantes selecionados deverão atuar por, no mínimo, dois anos em áreas rurais do estado após a conclusão do curso e validação do diploma no Brasil.

Com duração prevista de seis anos, o curso em Cuba contará com cobertura integral de custos, incluindo matrícula, mensalidades, hospedagem, alimentação, seguro saúde, passagens aéreas (ida e volta), material didático essencial e uma bolsa mensal para despesas pessoais.

As inscrições exigem comprovação das notas obtidas nas disciplinas escolares ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo seletivo será conduzido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Sesab.

Estudantes de baixa renda podem estudar Medicina em Cuba. | Foto: Sesab - Leo

Pré-requisitos para candidatura

  • Ser brasileiro, preferencialmente residente em área rural da Bahia;
  • Ter concluído o ensino médio até a data da inscrição;
  • Ter cursado, preferencialmente, o ensino fundamental II e o ensino médio em escolas públicas;
  • Ter completado 18 anos até a data da inscrição;
  • Possuir passaporte válido;
  • Comprovar participação comunitária ou atuação social, mediante Carta de Recomendação de Movimento Social;
  • Assumir compromisso formal de trabalhar exclusivamente em comunidades de origem ou de difícil acesso na Bahia por dois anos após a formação;
  • Declarar-se pessoa de baixa renda.

Processo seletivo

A seleção será baseada na análise do histórico escolar com foco nas notas de Português e Matemática , na validação dos documentos obrigatórios e na Carta de Intenção apresentada pelo candidato.

As médias serão comparadas e os candidatos classificados conforme o desempenho.
Mais informações, incluindo o edital completo e o link para inscrição, estão disponíveis na página oficial da Sesab e da Uneb.

Benefícios para estudantes de medicina 

Estudantes de baixa renda matriculados em cursos de medicina credenciados pelo Programa Mais Médicos vão receber ajuda financeira do governo federal para garantir a permanência na graduação. A medida faz parte do novo Programa de Bolsa Permanência no âmbito do Mais Médicos (PBP-PMM), criado pelo Ministério da Educação (MEC) 

LEIA MAIS: Bandeiras de cartões garantem pagamentos a lojistas em casos de falhas

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.