MEC lança prova para avaliar qualidade de cursos de medicina
A prova será aplicada anualmente, com a primeira edição prevista para outubro deste ano
Por Bruna Castelo Branco.
O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quarta-feira (23) o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), iniciativa que pretende padronizar e unificar a avaliação da formação médica no país. Segundo a pasta, os resultados do exame poderão ser utilizados inclusive como critério de acesso a programas de residência médica.
A prova será aplicada anualmente, com a primeira edição prevista para outubro deste ano, sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao MEC.
+ Primeira parcela de 2025 do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quarta-feira
O Enamed tem como objetivo integrar as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Exame Nacional de Residência (Enare), promovendo um modelo único de avaliação para estudantes de medicina.
Durante a cerimônia de lançamento, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância estratégica do exame. “Vamos formar agora um grupo de trabalho a partir do decreto da comissão interministerial para discutir a proposta que o Inep está colocando dessa prova, dessa avaliação. Vamos chamar conselhos, entidades de classe. Vamos chamar todos para discutir o melhor formato. Já queremos aplicar em outubro aqui no Brasil”, afirmou.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a relevância da avaliação ao longo da formação médica. “Permite que a gente possa avaliar o progresso desse estudante e trazer à luz a instituição formadora. Ainda mais no caso do nosso país, e em outros países do mundo, onde a formação médica, boa parte, é paga, tem mensalidades. Tem que ter um olhar sobre essa instituição formadora. Ou ela vai continuar faturando com as suas mensalidades enquanto oferece baixa qualidade na formação.”
Segundo o MEC, os principais objetivos do Enamed são:
-
Avaliar a formação médica: verificar se os concluintes dos cursos de medicina adquiriram as competências exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs);
-
Apoiar a melhoria dos cursos: fornecer dados para o aprimoramento das graduações em medicina;
-
Aprimorar a seleção para residência médica: unificar a avaliação do Enade e da prova do Enare;
-
Fortalecer o SUS: garantir que os futuros médicos estejam qualificados para atuar na rede pública;
-
Unificar e democratizar o acesso: criar um modelo padronizado e transparente de avaliação para programas de residência médica.
O exame será direcionado a dois públicos: estudantes de medicina inscritos no Enade que desejarem utilizar a nota para o Enare, e médicos que pretendam disputar vagas em residências de acesso direto, inscritos diretamente no Enamed.
As inscrições estão previstas para o mês de julho. A participação será obrigatória para estudantes concluintes de medicina. A prova está programada para outubro, com divulgação dos resultados individuais em dezembro.
Estudantes que optarem por utilizar a nota do Enamed no Enare deverão se inscrever no processo seletivo e pagar taxa, salvo casos de isenção previstos em edital. Quem não utilizar a nota para residência estará isento de pagamento.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).