Bahia recebe doses de antídoto contra intoxicação por metanol

A Bahia recebeu quase 100 doses de antidoto conta intoxicação por metanol, enviadas pelo Ministério da Saúde

Por Lucas Pereira.

A Bahia recebeu doses de antídoto contra a intoxicação por metanol, neste sábado (4). De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), foram recebidas 90 ampolas de etanol farmacêutico para serem ministrados em casos suspeitos.

A Bahia recebeu quase 100 doses de antidoto conta intoxicação por metanol, enviadas pelo Ministério da Saúde. Foto: Matheus Landim/GovBA

O antídoto é ministrado em casos de intoxicação por metanol, substância empregada ilegalmente na adulteração de bebidas alcoólicas. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), em média, cada tratamento completo exige cerca de 30 ampolas, o que torna o envio um reforço estratégico para a rede estadual.

Vale lembrar que o MS anunciou a compra de 12 mil novas ampolas de etanol farmacêutico e de 2,5 mil unidades de fomepizol, outro antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol. Esses insumos se somam às 4,3 mil ampolas já disponibilizadas pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, e devem reforçar os estoques estratégicos do Sistema Único de Saúde até o final da próxima semana.

A distribuição dos antídotos para casos de intoxicação por metanol começou neste sábado, contemplando Bahia, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso e Distrito Federal.

Casos de intoxicação por metanol

Ainda neste sábado, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou um aumento no número de casos suspeitos de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas. Agora, são 127 casos, distribuídos em 12 estados; do total, 11 casos foram confirmados por exame laboratorial. No boletim divulgado na sexta-feira (3), eram 113 casos.

A maior parte das notificações continua concentrada em São Paulo, com casos confirmados também na Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul. Durante a coletiva, Padilha citou um novo caso suspeito no Piauí, na cidade de Parnaíba.

O Ministério da Saúde deve enviar novas doses de antídoto contra itoxicação por metanol em breve. Foto: Matheus Landim/GovBA

Metanol na Bahia

Salvador registrou caso suspeito de intoxicação por metanol nesta sexta-feira (3). O dado foi divulgado pelo Ministério da Saúde. Este é o segundo caso em investigação na Bahia.

O primeiro caso foi notificado em Feira de Santana, no centro-norte do estado. A vítima foi identificada como Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos, que morreu na madrugada desta sexta-feira, após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha.

Vale pontuar ainda que uma operação da Polícia Civil contra a adulteração bebidas e o comércio ilegal do produto foi deflagrada na sexta-feira (3) em Salvador e em Feira de Santana.

Estoque de antídotos

 

Para o tratamento, o Ministério da Saúde já havia adquirido 4.300 ampolas de etanol farmacêutico, distribuídas em hospitais universitários federais, que podem repassar a qualquer unidade do SUS. Agora, segundo Padilha, foi feita a compra de mais 12 mil ampolas, que devem chegar ao país na próxima semana e serão destinadas aos centros de referência em toxicologia.

O ministro destacou ainda o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na ampliação da oferta do produto.

“A Anvisa já havia repassado aos gestores estaduais e municipais a lista das 609 farmácias de manipulação no Brasil que têm capacidade de produzir o etanol farmacêutico, assegurando que o produto está garantido em toda a rede do SUS, os centros de referência de toxicologia, os pontos de referência nas criatividades estaduais, o etanol farmacêutico para ser utilizado nos casos suspeitos por recomendação médica acompanhado pelos centros de referência de toxicologia”, disse.

Além disso, o governo, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), adquiriu 2.500 tratamentos com fomepizol, outro antídoto eficaz contra intoxicações por metanol e que não era comercializado no Brasil. O carregamento deve chegar ainda nesta semana para reforçar os estoques estratégicos.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.