Policia Civil inicia fiscalização contra adulteração de bebidas na Bahia

Operação em Salvador e Feira de Santana mira adulteração de bebidas e comércio desses produtos

Por Lucas Pereira.

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), deflagrou nesta sexta-feira (3), a Operação Pura Origem, contra a adulteração bebidas e o comércio ilegal do produto. As ações se concentraram em Salvador e em Feira de Santana.

A ação acontece de forma integrada com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa) e Vigilância Sanitária Municipal (Visa), reforçando a importância da fiscalização sanitária e criminal.

Operação em Salvador e Feira de Santana mira adulteração de bebidas e comércio desses produtos. Foto: Ascom/PCBA

Intoxicação por metal após adulteração de bebidas

Os recentes casos de possível intoxicação por metanol no Brasil reacenderam o debate sobre adulteração de bebidas alcoólicas. Até o momento, há confirmação de uma morte, e outras ocorrências seguem em investigação. Entre 2024 e 2025, a falsificação e o contrabando de bebidas movimentaram cerca de R$ 471 bilhões, segundo o Anuário da Falsificação, publicado pela Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF).

Um dos casos aconteceu nesta sexta-feira (3) em Feira de Santana, quando Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos, morreu por suspeita de intoxicação por metanol. Um inquérito policial foi instaurado para aprofundar a apuração, com a expedição de guias periciais para os trabalhos do DPT e da Sesab, a fim de esclarecer a autoria, materialidade e circunstâncias do fato.

Na última quinta-feira (2), a Sesab havia informado que, até o momento, não tinham sido registrados casos de intoxicação por metanol no estado. 

Situação de casos de metanol

O Ministério da Saúde confirma 113 casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica até esta sexta-feira (3/10), segundo os dados enviados pelos estados. Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul notificaram os primeiros casos em investigação. Em todo o país, são 11 casos confirmados e 102 em investigação.
 
Do total de 113 notificações por esse tipo de intoxicação, 101 são em São Paulo (11 confirmados e 90 em investigação), 6 casos em investigação em Pernambuco, 2 em investigação na Bahia e no Distrito Federal, e um caso está sendo investigado no Paraná e Mato Grosso do Sul.

Dessas notificações, 12 são de óbitos. Um óbito confirmado no estado de São Paulo e 11 estão sendo investigados (8 em SP, 1 em PE, 1 na BA e 1 no MS).

Polícia Civil e órgãos de saúde atuam juntos contra adulteração de bebidas e riscos à população. Foto: Ascom/PCBA

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.