Após retirada do tarifaço, Bahia prevê geração de novos postos de trabalho
Augusto Vasconcelos repercute decisão dos EUA: Após retirada do tarifaço, Bahia prevê geração de novos postos de trabalho
Por João Tramm.
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Augusto Vasconcelos, comemorou a decisão do governo dos Estados Unidos de suspender as tarifas adicionais aplicadas a produtos brasileiros, como café, cacau, frutas, açaí, petróleo e carvão. Após retirada do tarifaço, Bahia prevê geração de novos postos de trabalho.
A medida foi divulgada nesta semana pela gestão do presidente Donald Trump. Na ordem executiva publicada, Trump diz que a decisão foi tomada após conversa por telefone com o presidente Lula, "durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as questões identificadas no Decreto Executivo 14.323".

Após retirada do tarifaço, Bahia prevê geração de novos postos de trabalho
Segundo Augusto, o fim do tarifaço representa um avanço significativo para o país e reabre oportunidades de expansão econômica, sobretudo para segmentos produtivos baianos que vinham sendo afetados pelos custos elevados para ingressar no mercado norte-americano.
“Vitória da diplomacia brasileira. Trump recua e retira o tarifaço sobre produtos importantes da nossa pauta de exportações. Café, Carne bovina, Açaí, Frutas, Cacau, Coco, Petróleo e Carvão, são alguns dos itens que não sofrerão mais tarifas extraordinárias para entrarem no mercado norte-americano. O Presidente Lula teve uma postura firme, de defesa da nossa soberania nacional e não aceitou chantagens. Após a reabertura dos canais diplomáticos, conseguimos avançar”, disse o secretário.
Ele ressaltou ainda que a suspensão das tarifas deve refletir diretamente na movimentação econômica do estado.
“Essa medida vai beneficiar a economia baiana que vende alguns desses itens para os EUA. Seguimos buscando novos parceiros comerciais, diversificando mercados, sem descuidar da importância de manter relações com uma das maiores economias do mundo.”
Augusto reforçou também que o governo da Bahia continuará atento aos desdobramentos da decisão e empenhado em ampliar a presença baiana no comércio internacional:
“A gente segue firme, buscando ampliar os horizontes das nossas relações internacionais. Buscando novos parceiros comerciais, sem deixar de lado os antigos, a exemplo dos Estados Unidos. Toda a equipe do nosso governo está acompanhando os desdobramentos dessas negociações. É uma ótima notícia para a economia brasileira.”, pontuou.

Jerônimo também comemora
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) também comemorou o fim do tarifaço dos EUA sobre produtos agrícolas brasileiros.
Em publicação nas redes sociais, Jerônimo afirmou que a retirada do tarifaço dos EUA restabelece condições de exportação para itens produzidos na Bahia, como carne, frutas, cacau, café, fertilizantes, minérios, petróleo e derivados.
“Celebro, especialmente, pela produção baiana que será beneficiada por essa decisão acertada, que fortalece nossa economia e os empregos”, escreveu o governador.
Ele também atribuiu a mudança ao avanço das negociações conduzidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “A retirada das tarifas impostas pelos EUA merece ser comemorada. Ela é um resultado direto da atuação diplomática e da negociação habilidosa do presidente Lula, que jamais abriu mão do diálogo e da defesa de nossa soberania”, afirmou.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).