'Produção baiana será beneficiada', diz Jerônimo sobre fim de tarifaço dos EUA
Governador diz que fim do tarifaço dos EUA resulta de negociações conduzidas pelo presidente Lula
Por Matheus Caldas.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comemorou o fim do tarifaço dos EUA sobre produtos agrícolas brasileiros, anunciado pelo presidente Donald Trump na quinta-feira (20).
Em publicação nas redes sociais, Jerônimo afirmou que a retirada do tarifaço dos EUA restabelece condições de exportação para itens produzidos na Bahia, como carne, frutas, cacau, café, fertilizantes, minérios, petróleo e derivados.
“Celebro, especialmente, pela produção baiana que será beneficiada por essa decisão acertada, que fortalece nossa economia e os empregos”, escreveu o governador.
Ele também atribuiu a mudança ao avanço das negociações conduzidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “A retirada das tarifas impostas pelos EUA merece ser comemorada. Ela é um resultado direto da atuação diplomática e da negociação habilidosa do presidente Lula, que jamais abriu mão do diálogo e da defesa de nossa soberania”, afirmou.

A Casa Branca publicou uma ordem executiva detalhando os produtos que deixam de sofrer a alíquota adicional de 40%. Café, chá, frutas tropicais, sucos, cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina estão entre os itens liberados do tarifaço dos EUA.
O governo norte-americano explicou que a decisão ocorreu após conversa com Lula e devido ao “progresso inicial” nas negociações sobre o Decreto Executivo 14.323, que havia instituído a sobretaxa.
O tarifaço dos EUA entrou em vigor em 6 de agosto e afetou 35,9% dos produtos enviados ao mercado norte-americano. Outros 700 itens permaneceram fora da sobretaxa, como combustíveis, minérios, fertilizantes, aeronaves civis e celulose.
O encontro entre Lula e Trump, realizado em outubro na Malásia, marcou o início das tratativas que levaram à suspensão da tarifa adicional.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).