Lula comemora fim do tarifaço dos EUA sobre produtos agrícolas brasileiros
'Vitória do diálogo': Lula comemora fim do tarifaço dos EUA sobre produtos agrícolas brasileiros
Por João Tramm.
Os Estados Unidos suspendeu as tarifas adicionais impostas a alguns produtos brasileiros, em especial itens do setor agrícola. Nesta quinta-feira (20), Lula comemora fim do tarifaço dos EUA sobre produtos agrícolas brasileiros.
As sobretaxas, que chegavam a 40%, haviam sido estabelecidas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, em agosto deste ano. Na época, uma das justificativas do presidente norte-americano, Donald Trumo, foi a mencionada “caça às bruxas” da justiça brasileira contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Lula comemora fim do tarifaço dos EUA sobre produtos agrícolas brasileiros
Lula destacou estar satisfeito com a redução das barreiras comerciais e também com a retomada dos acordos com os Estados Unidos.
“A derrubada da taxa de 40% imposta pelo governo norte-americano a vários produtos agrícolas brasileiros é uma vitória do diálogo, da diplomacia e do bom senso”, escreveu o petista.
O presidente também ressaltou o papel essencial do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e dos ministros Fernando Haddad (PT), da Fazenda, e Mauro Vieira, das Relações Exteriores, para que o acordo fosse alcançado.
“O diálogo franco que mantive com o presidente Trump e a atuação de nossas equipes de negociação, formada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Fernando Haddad e Mauro Vieira pelo lado brasileiro, possibilitaram avanços importantes”, disse, em postagem nas redes sociais.
Apesar da comemoração, o presidente ponderou que ainda há desafios a serem superados para fortalecer plenamente a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos. O comunicado de Lula foi divulgado cerca de uma hora após Trump anunciar oficialmente a revogação das sobretaxas, ocasião em que mencionou o petista e os encontros recentes que tiveram.

Jerônimo também comemorou
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) também comemorou o fim do tarifaço dos EUA sobre produtos agrícolas brasileiros, anunciado pelo presidente Donald Trump na quinta-feira (20).
Em publicação nas redes sociais, Jerônimo afirmou que a retirada do tarifaço dos EUA restabelece condições de exportação para itens produzidos na Bahia, como carne, frutas, cacau, café, fertilizantes, minérios, petróleo e derivados.
“Celebro, especialmente, pela produção baiana que será beneficiada por essa decisão acertada, que fortalece nossa economia e os empregos”, escreveu o governador.
Ele também atribuiu a mudança ao avanço das negociações conduzidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “A retirada das tarifas impostas pelos EUA merece ser comemorada. Ela é um resultado direto da atuação diplomática e da negociação habilidosa do presidente Lula, que jamais abriu mão do diálogo e da defesa de nossa soberania”, afirmou.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).