Ligação: Lula e Trump acertam encontro presencial e retomam diálogo direto

Tarifaço e COP30 na pauta: Lula e Trump acertam encontro presencial e retomam diálogo direto com ligação de 30 minutos

Por João Tramm.

Os presidentes Lula e Trump acertam encontro presencial e retomam diálogo direto após ligação de 30 minutos. O encontro virtual foi realizado na manhã desta segunda-feira (6), com o presidente dos Estados Unidos. Na pauta entraram o fim do tarifaço ao Brasil e um convite ao norte-americano vir para COP30, próximo mês, em Belém, no Pará.

Lula atendeu ao telefonema no Palácio da Alvorada, em Brasília, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, do assessor especial Celso Amorim e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Sidônio Palmeira (Secom). De acordo com o Planalto, os líderes relembraram a “boa química” que tiveram em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU.

Ligação: Lula e Trump acertam encontro presencial e retomam diálogo direto ; Foto: Reprodução Instagram/@eBC

Ligação: Lula e Trump acertam encontro presencial 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em uma rede social, que considera o diálogo direto “uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”.

O presidente também destacou que, no telefonema, recordou que “o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços” e solicitou a Trump a retirada da sobretaxa de 40% aplicada a produtos nacionais, além das sanções contra autoridades brasileiras.

Do lado norte-americano, Trump confirmou a conversa e descreveu positivamente o diálogo.

“Nesta manhã, eu fiz uma chamada telefônica muito boa com o presidente Lula, do Brasil. Nós discutimos muitas coisas, mas a conversa focou principalmente na economia e no comércio entre os dois países”, afirmou. O republicano ainda acrescentou que os dois devem se encontrar “em um futuro não muito distante” e que a reunião poderá ocorrer “tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos”.

“Eu gostei da ligação telefônica — nossos países irão muito bem juntos!”, completou o presidente americano.

Retomada do diálogo aconteceu na ONU

A retomada do diálogo entre os países aconteceu desde o último dia 23 de setembro, quando ocorreu a Assembleia Geral das Organizações Unidas (ONU). 

No episódio, o petista afirmou que 'democracia é inegociável' e classificou como "inaceitável" qualquer ataque ao Judiciário e criticou "falsos patriotas", além de repudiar a ideia de anistiar quem ataca a democracia. Logo após foi a vez do líder norte-americano discursar, quando revelou que ambos os chefes de Estado se encontraram por 20 segundos e marcaram de conversar na próxima semana.

"Não tivemos muito tempo para conversar, uns 20 segundos. Eles foram, eles foram… em retrospecto, fico feliz de ter esperado, porque essa coisa não deu muito certo, mas nós conversamos, tivemos uma boa conversa e combinamos de nos encontrar na próxima semana, se isso for de interesse, mas ele pareceu um homem muito agradável. Na verdade, ele gostou de mim"

O pronunciamento aconteceu um dia após nova rodada de sanções do governo americano a cidadãos brasileiros, como resposta à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A imposição de tarifas pelos EUA marca um dos momentos mais tensos nas relações bilaterais nas últimas décadas.

Lula na ONU; Foto: Reprodução

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.