Cultura

BTCA leva espetáculos para “Natal Encantado” de Feira de Santana

BTCA leva espetáculos para “Natal Encantado” de Feira de Santana

Por Da Redação

BTCA leva espetáculos para “Natal Encantado” de Feira de SantanaIsabel Gouvêa/divulgação

O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) é uma das atrações do ?Natal Encantado?? da cidade de Feira de Santana (BA), com apresentação de dois espetáculos gratuitos na Praça da Matriz, às 19h: na sexta-feira, 19 de dezembro, o BTCA sobe ao palco com o novíssimo ?Agô Arerê! Por Favor Não Aperte o Mamão?,com direção coreográfica do mineiro Tuca Pinheiro, em parceria com a dramaturga Carmen Paternostro. Já no domingo, 21 de dezembro, será a vez da montagem ?…Ou Isso?, sucesso do atual repertório da Cia. baiana, com coreografia de Jomar Mesquita e Rodrigo de Castro, e direção artística de Jorge Vermelho. Durante o ?Natal Encantado?, Feira de Santana se transforma num grande palco para espetáculos culturais e artísticos, com mais de 150 atrações em 14 dias de festa.


O mais novo projeto coreográfico do BTCA, ?Agô Arêrê! Por Favor, Não Aperte o Mamão? retrata a cidade de Salvador, suas belezas, contradições, clichês e o seu povo. O projeto se inspira livremente na visão do cantor e compositor Dorival Caymmi (1994-2008) e do artista visual Miguel Rio Branco (1946). Tuca Pinheiro explica que o título do espetáculo está associado ao seu olhar diante da cidade, em especial à Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa: ?Foi amor à primeira vista! Cheiros, sons, imagens. E foi lá que vi, numa barraca de frutas, escrito num pedaço de papelão: ?Por favor, não aperte o mamão!?. Estava ali o primeiro indicativo: não fale daquilo que você não tem conhecimento! Uma advertência aos pré-conceitos?. A trilha sonora foi criada pelo compositor Gerônimo Santana.


Por sua vez, ?…Ou Isso? é uma montagem concebida em 2012 especialmente para o BTCA,  inspirada na obra do escritor matogrossense “esticador de horizontes”Manoel de Barros (1916-2014), um dos principais poetas contemporâneos brasileiros, nascido em 1916 e que faleceu no último dia 13 de novembro. Exercitando o corpo, a alma e o coração, o BTCA sugere neste espetáculo outras possibilidades de enxergar o mundo, de ver as coisas, transpondo sentidos, com um olhar ingênuo, lúdico, quase infantil, mas, ao mesmo tempo, astuto e sincero. Para falar dessa ?reinvenção?, os bailarinos recorrem à tradição da dança de salão. O BTCA é mantido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e do Teatro Castro Alves.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.