Saiba como controlar a hipertensão com um estilo de vida saudável e exercícios físicos adequados
A hipertensão arterial é uma condição de saúde que afeta um número expressivo de pessoas em todo o mundo. É um inimigo silencioso, pois não apresenta sintomas, somente em casos de aumento súbito, onde geralmente o indivíduo sente dor na região da nuca, dores de cabeça fortes e tonturas. Ela é caracterizada por níveis elevados de pressão arterial, que pode levar a complicações graves, como acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio e insuficiência renal.
Felizmente, existem algumas formas de prevenir e controlar a hipertensão, farmacológicas e não farmacológicas, e o exercício físico é uma das mais eficazes!
Os estudos já comprovam a eficácia do exercício físico na redução da pressão arterial em pessoas hipertensas. Isso ocorre devido a prática do exercício físico melhorar a circulação sanguínea, além de ajudar a reduzir o estresse. Após a realização do exercício físico, a pressão arterial reduz e pode se manter baixa por até 24 horas, o que chamamos de hipotensão pós-exercício! Além disso, um estilo de vida saudável auxilia na diminuição do percentual de gordura do corpo, regula os níveis de colesterol, e ainda ajuda a fortalecer a estrutura óssea.
Entretanto, é extremamente importante consultar um médico antes de iniciar um programa de exercícios! Vale lembrar que nem todos os tipos de exercícios físicos se adequam a pessoas hipertensas. Por exemplo, exercícios de alta intensidade não são recomendados.
As Diretrizes Brasileiras de Cardiologia, já incluem a prática de exercício físico aeróbico e resistido de intensidades leve e moderada, como prevenção e tratamento não farmacológico da hipertensão arterial.
Opções de exercícios adequados:
- Caminhada
- Natação
- Corrida de baixa intensidade
- Yoga
- Ciclismo
- Hidroginástica
- Fortalecimento muscular
O comprometimento com um estilo de vida saudável, pode levar a mudanças significativas na saúde! Crie uma rotina de realizar os exercícios pelo menos 3 vezes na semana, com duração de pelo menos 30 minutos. Procure um profissional capacitado da área, pois ele irá montar seu programa de acordo com suas necessidades e afinidades.
MAS ATENÇÃO! Nenhuma atividade deve ser iniciada caso os valores de pressão arterial estejam acima de 160/105 mm/Hg!
Vale lembrar que, além da prática de exercícios, também é importante adotar em conjunto um estilo de alimentação saudável. Beba água antes, durante e após a prática do exercício e se alimente bem.
Adote hábitos mais saudáveis. O exercício pode ser uma poderosa ferramenta na luta contra a hipertensão arterial.
Leia também: Fadiga muscular: entenda o que é e como tratá-la para melhorar seu desempenho físico
Leia também: Movimente-se contra a dor: a importância do exercício na fibromialgia
Gostou do conteúdo? Siga a nutricionista Aline Ribeiro no Instagram: @sabriolive_
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.