Saúde e Bem-Estar

Temidas cãibras: dicas de como evitar e aliviar o desconforto

Sabrina Correia
Colunista On: Sabrina Correia

Você já experimentou aquela sensação repentina e dolorosa de um músculo se contraindo involuntariamente, muitas vezes quando menos espera? Essas contrações musculares súbitas, conhecidas como cãibras, podem ser surpreendentes e extremamente desconfortáveis. Entretanto, com algumas precauções simples e conhecimento sobre como tratá-las, você pode minimizar o impacto das temidas cãibras em sua vida.


Mas afinal, o que são cãibras musculares?


As cãibras musculares são contrações musculares involuntárias e dolorosas que podem ocorrer em qualquer músculo do corpo, mas geralmente afetam as pernas, pés e mãos. Essas contrações podem durar desde alguns segundos até vários minutos e podem ser bastante intensas.


Causas comuns das cãibras musculares:


1. Desidratação: a falta de hidratação adequada é uma das principais causas de cãibras musculares. Certifique-se de beber água suficiente durante o dia, especialmente se você estiver realizando atividades físicas;


2. Fadiga muscular: o excesso de exercício, especialmente sem o devido aquecimento, pode aumentar o risco de cãibras. Alongamentos adequados antes e depois do exercício podem ajudar a preveni-las;


3. Deficiências nutricionais: a falta de minerais essenciais, como potássio, cálcio e magnésio, pode contribuir para o surgimento de cãibras. Uma dieta balanceada é um fator importante para evitar essas deficiências. Certifique-se de obter quantidades adequadas de minerais importantes, como potássio, cálcio e magnésio, em sua dieta;


4. Mudanças bruscas de temperatura: exposição a temperaturas extremas, seja muito calor ou frio, pode desencadear cãibras. Vista-se adequadamente a temperatura do local onde esteja;


5. Falta de alongamentos: Faça alongamentos antes e depois do exercício para ajudar a manter os músculos flexíveis e prevenir cãibras.


Como tratar cãibras:


1. Massagem suave: se você sentir uma cãibra, massageie suavemente o local afetado para aliviar a tensão;


2. Aqueça a área: aplicar calor na área afetada, como uma bolsa de água quente, pode ajudar a relaxar o músculo. Cuidado com queimaduras ao aplicar a bolsa quente;3. Alongue: Alongar suavemente o músculo pode aliviar a cãibra. Estenda o membro afetado com cuidado.


4. Hidrate-se: beba água para evitar a desidratação, que pode piorar as cãibras;


5. Suplementos: em casos de deficiência mineral, seu médico pode recomendar suplementos. Lembre-se de que, se as cãibras musculares forem frequentes, graves ou persistentes, é importante procurar orientação médica, pois podem ser um sintoma de problemas médicos subjacentes.


As cãibras musculares podem ser evitadas com hábitos simples, como hidratação adequada, alimentação equilibrada, alongamentos e aquecimento antes do exercício. Se você sentir uma cãibra, os métodos de tratamento mencionados podem ajudar a aliviar o desconforto.


Cuide do seu corpo e ele retribuirá!


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Sabrina Correia

Sabrina Correia

Fisioterapeuta formada pela UESB, Mestranda em Ciências da Reabilitação pela UFBA, Pós-graduada em Terapia Intensiva; atua como fisioterapeuta em Terapia Intensiva.Instagram: @sabriolive_

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.