Por que as dores ficam mais intensas no frio? Fisioterapeuta explica
Alguma vez já te intrigou o fato de que, no frio, algumas dores se intensificam? Hoje vou te explicar o porquê desse fenômeno.
O frio afeta diretamente os nossos nervos periféricos, fazendo com que haja um aumento da sensibilidade da dor. Além disso, há uma redução do fluxo sanguíneo, fazendo com que haja um aumento da viscosidade do líquido sinovial, que é o líquido que lubrifica as nossas articulações. Entretanto, quando há um aumento dessa viscosidade, as nossas articulações elas ficam mais rígidas, e é por isso que quando se movimenta, a gente sente mais dor.
Outra explicação também é que no frio, de forma involuntária, os nossos músculos acabam se contraindo mais para que evitem que haja queda de temperatura corporal.
E como eu posso aliviar essa dor? Bom, algumas estratégias super simples podem te ajudar. Mantenha sempre o seu corpo aquecido, com roupas quentinhas, banhos mais quentes, mantenha o seu local de trabalho e a sua casa mais aquecidos. Outra estratégia é sempre ao acordar ou levantar, depois de muito tempo sentado ou deitado, alongar o seu corpo lubrificando as articula fazendo com que esse líquido sinovial fique menos e as articulações menos rígidas.
Outra estratégia muito simples é fazer atividade física. Isso aí! A atividade física faz com que haja aumento de temperatura corporal, além de ser um efeito vasodimatador e que vai aumentar nossa circulação corpórea.
Gostou? Semana que vem tem mais dicas. Aproveita e me segue no Instagram (@sabrinacorreiafisio). Por lá eu também falo algumas dicas sobre fisioterapia.
Aproveite o friozinho e se aquece, tá bom?!
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.