Cidadania

Amor, Ordem e Progresso 

Colunista On: Otávio LealPai de Maria Flor e Amora, advogado, consultor parental e psicanalista em formação
Amor, Ordem e Progresso 

Foto: ilustrativa/Pexels

 


Há quem diga que a palavra "AMOR" foi retirada da nossa bandeira, representando uma espécie de versão incompleta do lema “o AMOR por princípio, a ORDEM por base e o PROGRESSO por fim”, pensado pelo filósofo francês Augusto Comte, fundador do positivismo.


Verdade ou não, a real é que vem faltando amor por essas bandas. Para quem anda esquecido, o amor representa o contrário do ódio e é sinônimo de solidariedade, compaixão, benevolência.


Engana-se quem acha que a falta de amor está restrita à política e redes sociais. O amor como princípio de conduta vem perdendo força inclusive no seio familiar. Alguns pais andam apostando todas as suas fichas na disciplina, como se apenas a "ordem" fosse trazer "progresso" na criação e educação dos filhos.


Falar de amor hoje em dia parece tão bobo que certamente algumas pessoas desistiram de continuar nesse texto somente ao ler o título. Acho justo! O amor não é para todos! É só para os fortes e tolos, como eu.


Lacan dizia que "amar é dar o que não se tem", ou seja, amar é doar ao outro a possibilidade de preencher nossa falta. Isso gera uma espécie de corrida em círculo, onde alguns sujeitos terminam por se enlaçar, enquanto outros se perdem (ou se encontram) no caminho.


Mas o fato é que somente dando espaço para esse amor é que conseguimos criar laços capazes de romper barreiras, construir pontes familiares e interpessoais, gerar respeito mútuo e compreender melhor as diferenças entre as pessoas.


Não se pode esperar "progresso" num ambiente onde prevaleça apenas a "ordem" fria e impositiva, sem o mínimo de amor ou conexão.


Sem amor não se pode esperar progresso na relação entre pais e filhos. É o amor que faz essa conexão, e é justamente essa conexão que faz a disciplina fazer sentido para as crianças que estão no processo de aprendizado.


O amor e o respeito ao outro precisa ser nutrido na família e na nossa sociedade. Não podemos descuidar disso nem um instante.


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Otávio Leal

Otávio Leal

Otávio Leal, do blog "Pai, vem cá", é pai de Maria Flor e Amora, advogado, consultor parental, psicanalista em formação e autor do livro "Papai foi pra roça, Mamãe foi trabalhar. E agora?".

O projeto “Pai, Vem Cá!” se tornou parceiro da Defensoria Pública da Bahia e da Revista Pais & Filhos, tendo participado de iniciativas sociais importantes, a exemplo da campanha Poder do Colo, da Novalgina.

Instagram: @paivemca
 

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.