Polêmica envolvendo Claudia Leitte gera repercussão nas redes: 'Nêga Lora ataca novamente'
Claudia Leitte se tornou um dos assuntos mais comentados na Bahia após trocar o verso original da música que faz referência a Iemanjá, por uma menção a Jesus Cristo
Fonte: Ananda Costa
Após o pronunciamento do secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, chegou a vez de famosos repercutirem nas redes sociais a polêmica envolvendo o nome da cantora Claudia Leitte, que trocou o verso original da música que faz referência a Iemanjá, por uma menção a Jesus Cristo.
Escritora e professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Bárbara Carine, vencedora do Prêmio Jabuti 2024, na categoria Educação, publicou um vídeo nas redes sociais na manhã desta quarta-feira (18) criticando a demonização das religiões de origem africana por pessoas que lucram através do axé.
"É realmente revoltante o racismo religioso, eu diria até um terrorismo religioso que essas pessoas instauram na nossa cultura. É muito triste a demonização de Orixá, Iemanjá. É extremamente revoltante o lucro com a demonização dessa cultura, porque é uma pessoa que vive do axé. É um estilo musical que não só tem relação com as bases africanas, pela nomenclatura, mas tem a ver com a sua estrutura rítmica. Toda a musicalidade do axé parte das culturas de terreiro, e a mulher está há décadas lucrando com essa cultura", contou a escritora.
O apresentador e roteirista Renato Duarte, conhecido como Rezzito, também postou o seu depoimento sobre o ocorrido. Mesmo sendo do Rio de Janeiro, ele contou que, pela sua paixão por Salvador, decidiu dar sua opinião sobre a polêmica.
Para ele, esse lado de Claudia Leitte não é novidade para ninguém, já que ela "não tem o mínimo de respeito com o ritmo, com movimento cultural que mantém a relevância dela como cantora popular".
"CLAUDINHA E O ARQUÉTIPO DO CRISTO! Podem atacar que ela não vai falar Iemanjá , mas ela vai cantar em Baldin de Gelo que a menina afogou as mágoas na bebida ou em Perigosinha sobre a menina que bebe na balada e fica louca …. Aceitem Claudia Leitte nunca enganou ninguém e no próximo carnaval ela vai continuar com bloco cheio fazendo as mesmas coisas com todo o conforto e liberdade que uma mulher branca, loira e cristã tem nesse país!", escreveu na legenda da publicação.
Com uma paródia da música "Jesus Cristo", de Roberto Carlos, o humorista João Pimenta, conhecido como Seu Pimenta, também comentou a polêmica, de uma forma mais descontraída: "A NÊGA LORA ATACA NOVAMENTE".
Além de criticar a cantora por monetizar com o axé, mesmo desvalorizando a cultura, o humorista decidiu mudar a letra da música "Jesus Cristo", de Roberto Carlos. com citações das religiões de origem africana. Ao invés de Jesus Cristo, Seu Pimenta trocou a letra para o Orixá "Exu".
"Olho no céu e vejo
Uma nuvem branca
E a gira girando
Que vai passando
Olho pro chão e vejo
Ele de vermelho vem caminhando
Como essa gente branca
Não sabe bem pra onde vai
Quem poderá abrir o caminho certo
É Exu meu pai
Tranca rua! Tranca rua!
Tranca rua! Tranca rua!
Tranca rua, eu estou aqui"
LEIA MAIS: Vídeo de Ivete Sangalo volta a viralizar após polêmica com Claudia Leitte
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp)