Sueli Carneiro é a primeira brasileira a receber cidadania do Benin

Filósofa e ícone do feminismo negro, Sueli recebeu título como parte de uma política de reparação histórica promovida pelo governo local

Por Juana Castro.

Sueli Carneiro é a primeira brasileira a receber cidadania do BeninSueli Carneiro é filósofa e ícone do feminismo negro | Foto: Alile Dara Onawale/redes sociais

A filósofa e militante brasileira Sueli Carneiro, uma das principais referências do feminismo negro no Brasil, recebeu oficialmente o título de cidadã do Benin, na última terça-feira (17), durante uma cerimônia em Cotonou, capital econômica do país africano.

O evento, marcado por emoção e simbolismo, contou com a presença de importantes autoridades locais, como Olushegun Adjadi Bakari, Ministro das Relações Exteriores, e Yvon Detchenou, Ministro da Justiça e Legislação. Também participaram representantes do ativismo e da cultura, incluindo Luanda Carneiro Jacoel, filha de Sueli, e a diretora do documentário “Mulheres Negras em Rotas de Liberdade”, Urânia Munzanzu.  

Lula anuncia Macaé Evaristo como nova ministra dos Direitos Humanos

Sueli Carneiro se tornou a primeira brasileira a receber a cidadania beninense, concedida como parte de uma política de reparação histórica promovida pelo governo local. A iniciativa busca fortalecer os laços entre o continente africano e a comunidade afrodiáspora, reconhecendo descendentes de africanos espalhados pelo mundo e conectando-os às suas origens.  

Durante a cerimônia, a filósofa destacou o significado profundo do reconhecimento e da reconexão com suas raízes africanas. "A outorga contraria o vaticínio da porta do não retorno. As mulheres negras que estão fazendo essa travessia voltam para dizer que não esqueceram as suas raízes, o seu pertencimento e a sua ancestralidade", afirmou Sueli Carneiro.

Reconhecimento histórico e cultural

O título simboliza um gesto de reparação às feridas causadas pela escravização de africanos ao longo da história e reforça a importância do pertencimento ancestral. Para Sueli Carneiro, o reconhecimento vai além do simbolismo: representa um passo significativo na reconstrução das narrativas de resistência e no fortalecimento do legado afrodescendente.  

Com informações do portal Geledés

Vini Jr. é eleito melhor jogador do mundo pela Fifa

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.