Vídeo de Ivete Sangalo volta a viralizar após polêmica com Claudia Leitte
No vídeo, Ivete Sangalo faz discurso em apoio à cultura afro-brasileira
Fonte: Murilo Motta
A recente polêmica envolvendo a substituição de um verso que mencionava Iemanjá, por uma referência a Jesus, na canção "Caranguejo", de Claudia Leitte, gerou uma onda de discussões sobre o respeito às religiões de matriz africana. Entre as manifestações mais comentadas, um vídeo da cantora Ivete Sangalo reafirmando sobre seu compromisso com a cultura baiana e com o respeito aos seus símbolos ancestrais durante a apresentação no Festival de Verão 2024, voltou a viralizar.
Na oportunidade, Ivete exaltou a importância das raízes afro-brasileiras, mencionando que é necessário "reparar historicamente esse gap horrível da humanidade", referindo-se ao apagamento das culturas e religiões de origem africana.
"Salve as ancestralidades que todo mundo bebe e tem que se curvar, respeitar e se aliar", declarou Ivete em meio à sua performance da canção "Banho de Folhas", de Luedji Luna, causando comoção nas redes sociais. A fala da cantora gerou grande apoio dos internautas, que comemoraram a postura da artista em favor da valorização das raízes culturais da Bahia.
+ 'Tem que se curvar, respeitar e se aliar', diz Ivete Sangalo sobre povo negro
Cláudia Leitte: mudança de letra
Não foi a primeira vez que Claudia Leitte se envolveu em polêmicas relacionadas às religiões de matriz africana. A substituição de "Maré tá cheia/Espera esvaziar/Joga flores no mar/Saudando a rainha Iemanjá" para "Só louvo meu rei Yeshua" gerou reações indignadas nas redes sociais, com críticas sobre o desrespeito ao Candeal, bairro que é considerado um berço da música percussiva afro-brasileira.
O episódio foi interpretado por muitos como uma afronta à cultura local e às tradições do povo baiano, especialmente no contexto de um show realizado na cidade de Salvador, reconhecida pela sua forte identidade ligada ao candomblé e outras expressões de origem africana.
Apesar da justificativa de Claudia Leitte de que a alteração se deve à sua fé cristã, o episódio gerou um forte debate sobre como as religiões de matriz africana ainda enfrentam desafios de reconhecimento e respeito na sociedade contemporânea. "Como pode ela ter coragem de fazer isso dentro do Candeal?", questionou um internauta, destacando a contradição entre a sua atuação como artista do Axé Music e a mudança na letra de sua música.
+ Compositora de hit de Ivete defende protagonismo feminino: 'Mulher em primeiro lugar'
+ Marta solta a voz em Salvador junto ao grupo Sambaiana; assista
+ Cortejo Afro inicia ensaios para temporada de verão e carnaval 2025
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp)