Compositora de hit de Ivete defende protagonismo feminino em aposta do verão
Confira a entrevista com Lari Tavares, uma das compositoras de "Energia de Gostosa", aposta de Ivete Sangalo para o verão
"O empoderamento feminino já é da nossa pauta e a gente quis colocar, na música, a mulher se colocando em primeiro lugar", disse a baiana Lari Tavares, de 29 anos. Cantora e compositora, ela assina a nova música de Ivete Sangalo, "Energia de Gostosa", junto com duas amigas, Tassia Morais e Luana Matos, e Rafa Lemos, único homem.
"Ivete gostou pra caramba! Ela também participou [dos ajustes na composição], pra deixar do jeitinho dela", explicou ao Aratu On.
"Energia de Gostosa" foi lançada por Ivete Sangalo durante o Carnatal, no último dia 8 de dezembro. "Com essa ENERGIA DE GOSTOSA eu declaro aberta a contagem regressiva para o carnaval, hein?", publicou "Veveta" no Instagram, na legenda do vídeo que soma mais de 630 mil visualizações.
Mas a parceria entre as compositoras citadas vai além do possível hit do verão. Lari, Tassia, Luana e uma quarta compositora, Indy, criaram o projeto "Escrito Por Elas", que mostra as composições do quarteto em um meio ainda predominado por homens, segundo Lari.
"É um cenário ainda muito masculino. As músicas são compostas, geralmente, apenas por homens. Acho que, no Brasil todo, esse movimento feminino ainda está fraco. A gente quer dar voz às mulheres na composição, mostrar que é possível... e Graças a Deus estamos conseguindo mostrar isso na prática, aí as pessoas começam a dar a importância que nós temos", comentou.
Mesmo "nascida e criada" no meio artístico (ela é filha do também compositor Alaim Tavares), a pouca presença feminina nos espaços de composição sempre a incomodou. "Até brinco com meu pai que ele não teve nenhuma parceira mulher, antes de mim. Tanta mulher artista, boa, e a gente não consegue espaço. O 'Escrito Por Elas' vem por conta disso", acrescentou Lari.
Confira a entrevista completa:
Aratu On (AON): Como começou sua relação com a música?
Lari Tavares: Desde criança. Meu pai é compositor, Alaim Tavares, e cresci no meio artístico, mas só um tempo depois, maiorzinha, comecei a aflorar pra questao musical, de encarar como um trabalho. Sempre escrevi pra mim, mas a virada de chave, a composição comercial, foi da pandemia pra cá.Fiz coisas com meu pai, também.
AON: Como tem sido o trabalho de compositora?
Lari: Tem um ano que estou imersa na composição, só fazendo isso. Larguei um pouco minha carreira cantando. Já tenho algumas musicas gravadas. Graças a Deus está dando certo e agora veio o 'ouro, 'Energia de Gostosa'. Criei um grupo chamado 'Escrito por Elas', só de mulheres. Sou eu mais três meninas daqui de Salvador. Três artistas talentosíssimas e a gente vem fazendo muita coisa, a exemplo da canção 'Você Lembra', de Raphaela Santos (A Favorita), com mais de 30 milhões de visualizações no YouTube.
Gravei outras músicas, com Priscila Sena; "Amar em Off", com Jeanne Lima; "Alguém Vai", cantada por Léo Santana no Paggodin; "Coisa Rara", com Jeanne Lima e Filhos de Jorge, que ainda vai ser lançada... Tem muita coisa boa pra chegar em 2025.
AON: Como foi a criação de 'Energia de Gostosa'?
Lari: Numa dessas reuniões, Indy não pode ir e chamamos Rafa Lemos. Ivete também participou, pra ficar do jeitinho dela. Ivete gostou pra caramba!
AON: O que é uma energia de gostosa?
Lari: A gente viu a expressão na internet e quis usar a questão do empoderamento feminino, que já é da nossa pauta, colocando na música isso de a mulher se colocar em primeiro lugar. Mas tem a questão de não ser tão egoísta, algo que aprendi também com meu pai. A música diz 'primeiro ela, segundo ela, terceiro ela, e as amigas dela'. Tem a sororidade e o fato de elevar a mulher.
AON: Como você analisa a presença feminina dentro da composição aqui no Brasil?
Lari: É um cenário ainda muito masculino. As musicas são compostas apenas por homens. Os próprios campings [reuniões de compositores] têm mais homens. Acho que, no Brasil, todo esse movimento ainda está fraco. A gente quer dar voz às mulheres na composição, mostrar que é possível e, graças a Deus, estamos conseguindo mostrar isso na prática. Aí as pessoas começam a dar a importância que nós temos. Até brinco com meu pai que ele não teve nenhuma parceira mulher, antes de mim. Tanta mulher artista, boa, e a gente não consegue espaço. O 'Escrito Por Elas' vem por conta disso.
AON: O que você almeja, daqui para frente, como compositora?
Lari: Um dos meus sonhos já está sendo realizado, de ter uma música no verão, com Ivete, que sou fã desde que me entendo por gente, e conseguir viver da composição. Também conseguir alavancar o 'Escrito por Elas' e criar projetos novos.
+ Ivete Sangalo surpreende fãs com Carnaval no Santo Antônio Além do Carmo
+ Existe segredo para criar uma 'música do Carnaval'? Compositores comentam
+ Marta solta a voz em Salvador junto ao grupo Sambaiana; assista
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).