Salvador e Lauro de Freitas recebem edição especial do 'Comida di Buteco'
Criado no ano 2000, o Comida di Buteco chega ao marco de 25 anos em Salvador e Lauro de Freitas com diversas novidades
Por Da Redação.
Entre os dias 11 de abril e 11 de maio, Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana, recebem a 25ª edição do "Comida di Buteco", maior concurso de botecos do Brasil. A edição comemorativa reúne 59 bares das duas cidades, número recorde de participantes na capital baiana, com o objetivo de valorizar a gastronomia de raiz e fortalecer a cultura popular dos botequins.
Criado no ano 2000, o concurso chega ao marco de 25 anos com diversas novidades. Além dos tradicionais petiscos inéditos criados exclusivamente para a competição, o evento deste ano inclui premiações especiais, aumento da participação feminina entre os empreendimentos e a estreia do Desafio da Caipiroska, que desafia os bares a criarem versões originais do drink à base de vodka Smirnoff, uma das patrocinadoras do evento.
Os bares participantes estão distribuídos por diversos bairros de Salvador e também na cidade vizinha de Lauro de Freitas, contemplando localidades como Federação, Pituaçu, Engenho Velho de Brotas, Itapuã, Pernambués, Rio Vermelho, Barra, Cajazeiras, entre outros.
Para o coordenador regional do concurso, Max Rogers, a edição deste ano reforça o crescimento da competição na capital baiana. “Este ano, estamos muito empolgados em comemorar os 25 anos do concurso com uma edição histórica. Conseguimos reunir 59 bares, superando a edição passada e mostrando como Salvador está cada vez mais abraçando a gastronomia raiz. A expectativa é enorme, e tenho certeza de que será um evento memorável, com a cidade inteira se envolvendo e vibrando com os sabores e talentos locais.”
Funcionamento e avaliação
Durante os 30 dias de concurso, o público e jurados avaliam os bares em quatro critérios: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Os petiscos terão valor fixo de R$ 35. A nota final é composta por 70% da avaliação do prato e 10% para cada um dos demais quesitos. O peso dos votos é dividido igualmente entre público (50%) e jurados (50%).
O bar com maior pontuação se classifica para a etapa nacional, que elege o “Melhor Buteco do Brasil”.
A organização estima que, apenas em Salvador, o evento deve gerar cerca de 42 mil votos e movimentar aproximadamente R$ 3,36 milhões. “Isso mostra como o CDB vai muito além da gastronomia: ele movimenta a cidade, fortalece os butecos e valoriza a cultura local”, destaca Max.
Participação feminina e novas premiações
Um dos destaques da edição de 2025 é o crescimento da presença feminina. Segundo os organizadores, 27 dos estabelecimentos concorrentes são liderados por mulheres, evidenciando o fortalecimento do protagonismo feminino na cena gastronômica.
Para marcar o aniversário de 25 anos, o concurso também criou premiações especiais. O bar que fizer a melhor homenagem à história do evento receberá imunidade na próxima edição e será convidado para a festa nacional de premiação, com despesas pagas. Já o vencedor do Desafio da Caipiroska será premiado pela melhor criação original do drink.
+ Bibliotecas Públicas da Bahia têm mais de 100 mil livros para empréstimo
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).