Bibliotecas Públicas da Bahia têm mais de 100 mil livros para empréstimo
Saiba como acessar os acervos das bibliotecas públicas da Bahia
Por Da Redação.
Atualmente, os setores de empréstimo das bibliotecas públicas da Bahia somam 133.442 livros disponíveis ao público. Os exemplares estão distribuídos entre a Biblioteca Central do Estado da Bahia, Biblioteca Anísio Teixeira, Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, Bibliotecas Juracy Magalhães (Salvador e Itaparica) e Biblioteca Pública Thales de Azevedo, geridas pela Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).
Somente em 2024, foram realizados 8.608 empréstimos. Em 2025, até o primeiro quadrimestre, 2.159 usuários já pegaram livros emprestados. Os títulos mais procurados pertencem às categorias infantojuvenil, literatura nacional e internacional, além de clássicos, ficção, romance, poesia e religião.
As bibliotecas também promovem atividades ao longo do ano, como lançamentos de livros e contações de histórias, com o objetivo de fortalecer a cultura literária.
Sistema de empréstimo e regras
Para facilitar o acesso ao acervo, a FPC utiliza desde 2010 o Sistema Pergamum, software que permite ao usuário consultar títulos, reservar livros, renovar empréstimos e acompanhar pendências via internet. Desde sua implementação, 32.068 pessoas foram cadastradas, totalizando 149.584 empréstimos pelo sistema.
O processo de empréstimo é gratuito. Para se cadastrar, o interessado deve apresentar documento com foto, comprovante de residência, e-mail e telefone em uma das unidades. É possível pegar até dois livros por 15 dias, com possibilidade de renovação por mais duas vezes via sistema. O atraso na devolução gera suspensão equivalente ao tempo de atraso, e os leitores são contatados por e-mail e telefone após 30 dias.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).