Bahia Literária: porta-voz da Fundação Pedro Calmon fala sobre 'edital inovador' e confirma 3º Festival em Cajazeiras
Prazo de inscrições para o Edital Bahia Literária termina na segunda-feira (12/8)
Apesar dos avanços tecnológicos que tornam telas cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, o hábito da leitura não morre e parece se reinventar sempre. Na Bahia, nos últimos anos, houve o retorno da Bienal do Livro e o aumento de eventos literários em Salvador e no interior do estado, a exemplo da Feira Literária de Mucugê (Fligê), na Chapada Diamantina, e da Feira Literária Internacional de Serrinha (Flis).
Devido à alta demanda por incentivo a eventos como esses, a Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), lançou, este ano, o edital Edital de Festas, Feiras e Festivais Literários, que faz parte do Programa Bahia Literária, do governo estadual. Com um orçamento de R$ 24,3 milhões, 81 projetos serão contemplados nos 27 territórios de identidade do estado, sendo três por território, com valor máximo de até R$ 300 mil por proposta.
Ao Aratu On, o chefe de gabinete e atual diretor-geral interino da FPC, Caruso Costa, afirmou que se trata de "uma metodologia inovadora", além de ser o primeiro edital da fundação. "O Governo do Estado recebia, por meio da FPC, muitos pedidos de apoio financeiro para as feiras literárias. Algumas cidades e bairros já realizavam, por conta própria, e a gente recebia muito pedido de apoio financeiro", continua ele.
"É bom estarmos sendo demandados pelas festas, feiras e festivais literários. Justamente por isso que o edital foi criado, pois a gente percebeu que o momento era propício para o apoio financeiro para aqueles lugares que, muitas vezes, realizam seus eventos sozinhos", disse Caruso.
Ele sinalizou, ainda, que 36 feiras literárias foram apoiadas pela fundação em 2023, e que 55, ao todo, foram apoiadas com outros projetos e programas, mas "as demandas cresceram e era preciso uma forma para chegar a todo mundo".
"Com isso, chegamos à conclusão de que o edital seria a forma mais democrática, porque vai premiar 'o CPF'. Qualquer pessoa maior de 18 anos, além de organizações que atuam com ações culturais, podem concorrer ao edital", informa Caruso.
De forma ampla, podem se inscrever no edital agentes culturais, maiores de 18 anos, microempreendedores individuais (MEI), pessoas jurídicas com e sem fins lucrativos, e coletivos/grupos sem CNPJ representados por pessoa física. Para tal, é obrigatória a comprovação de atuação artístico, cultural e/ou educacional no Estado da Bahia por pelo menos dois anos.
O prazo para envio de projetos termina na próxima segunda-feira (12/8), e as inscrições poderão ser realizadas até a próxima quinta-feira (12/08), através do formulário disponível no site da Fundação Pedro Calmon. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail (editaldefeiras@fpc.ba.gov.br).
A ação está alinhada ao Plano Estadual do Livro e da Leitura da Bahia (PELL), que visa orientar políticas, programas e ações relacionadas à leitura no estado.
'SPOILERS'?
Também em entrevista ao Aratu On, Caruso Costa confirmou, em primeira mão, a realização da terceira edição do Festival Literário Nacional de Cajazeiras (Flin). Por ainda estar em "fase de planejamento", no entanto, ainda não divulgou datas e personalidades do mundo da literatura que devem marcar presença.
"Não vamos dar esse 'spoiler' ainda não, mas estamos planejando, além dessa, mais duas pelo interior. Tem coisa boa vindo aí", resumiu o diretor-geral interino.
INCENTIVO À LEITURA
Além do edital, a FPC conta com diversas ações de incentivo à leitura. Há, por exemplo, contação de histórias; a Biblioteca de Extensão, conhecida como "Bibex", com duas unidades móveis (ônibus) que chegam aos municípios com cerca de 4 mil livros; o “Leve e Leia”, que oferta livros às crianças e jovens das cidades baianas, e a Biblioteca Virtual.
A fundação também é responsável pela administração de oito bibliotecas públicas. São elas: duas bibliotecas Juracy Magalhães Jr. (uma no Rio Vermelho, em Salvador, e outra na Ilha de Itaparica), Biblioteca Estadual Thales de Azevedo, Biblioteca Central do Estado da Bahia, Biblioteca Anísio Teixeira e a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).