AO VIVO Últimas Notícias
31/03/2022 13h22 | Atualizado em 31/01/2023 11h22

“Um Blend para chamar de seu”: a hora e a vez do hambúrguer artesanal

A novidade vai além dos ingredientes utilizados. Existe hambúrgueres batizados como nomes de todos os gostos e recheado de sabores que agradam os mais diferentes paladares.

Foto: ilustrativa/Pexels
Da Redação

Produzidos de forma manual, fugindo do padrão dos "blends" ditos tradicionais o chamado hambúrguer artesanal ou gourmet virou tendência no mercado. Diferentemente do modelo "raíz", surgido na cidade de Hamburgo, na Alemanha, a evolução gastronômica desse prato é oriunda de uma tendência do próprio mercado.

A busca pelo novo e a liberdade criar tem como resultado verdadeiras obra de arte. Afinal, como diria Caetano Veloso: é proibido proibir. A novidade vai além dos ingredientes utilizados. Existe hambúrgueres batizados como nomes de todos os gostos e recheado de sabores que agradam os mais diferentes paladares.

A diferença, no entanto, vai além da estética, do sabor ou nomenclatura. A questão da saúde é sem duvidas o grande diferencial do modelo artesanal. Enquanto que o hambúrguer tradicional aposta na carne industrializada, que é um aproveitamento das carne da indústrias, das aparas dos cortes que são feitos, nesse novos produtos você escolhe o que você quer botar. Atualmente, as grandes hamburguerias, todas elas trabalham com o hambúrguer artesanal, ou seja, elas moem as suas carnes e montam o seu próprio "Blend".

Outro diferencial é a relação do tempero. O industrializado já vem temperado, com uma tendência  a secar e fazer uma moagem mais fina para que o consumidor não note que ali tem uma serie de produtos de aproveitamento. Já no artesanal a moagem é mais grossa, além da possibilidade de escolha dos cortes, do disco de moagem, da quantidade de gordura, o que acaba influenciando, logicamente, na qualidade final do produto.

Empresa baiana, especializada na produção e comercialização de carnes, a Boi Dourado resolveu seguir os ditames do mercado. Em seu catálogo consta "Blend Grill Congelado", que corresponde a seleção de carnes feitas para o preparo do hambúrguer. Produzidas e pensadas para facilitar o trabalho das hamburguerias, as carnes cubadas (de qualidade linha Prime), como diz o nome,  já vem  cortadas em cubo e com todas as pelancas, nervos e gorduras retiradas. São feitas de três partes do boi, todas oriundas do dianteiro: a paleta, o acém e o peito. É justamente a mistura que agrega sabor ao Blend. Todas ensacadas individualmente, onde as hamburguerias podem de forma prática e eficiente jogar no moedor e fazer seu "Blend".

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Publieditorial