País europeu autoriza consumo de carne de urso; entenda
Autorização foi concedida após decisão de partidos de extrema-direita do país europeu
Por Da Redação.
A Eslováquia autorizou oficialmente o consumo e o comércio legal de carne de urso, decisão polêmica, impulsionada por partidos de extrema-direita do país. No último mês, foi aprovado o abate de até 350 ursos.
Embora o urso-pardo seja uma espécie protegida na Europa, há exceções que permitem sua caça em determinadas circunstâncias. Em abril, o país declarou estado de emergência em grande parte do território, alegando a presença "indesejada" de mais de 1.300 ursos, que teriam sido responsáveis por ataques a pessoas e propriedades.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Filip Kuffa, membro do partido nacionalista SNS, anunciou em uma publicação no Facebook que o governo colocaria à venda a carne dos animais abatidos, justificando que "a carne de urso é comestível".
A medida foi duramente criticada pela ONG We are Forest, dedicada à conservação de florestas e proteção de espécies. A organização alertou que a comercialização de carne de animais protegidos em "açougues estatais" pode estimular a caça ilegal.
Segundo a ONG, somente em 2024, 92 ursos foram mortos na Eslováquia, que tem uma população de 5,4 milhões de habitantes. Outros 52 animais morreram vítimas de atropelamentos ou caça clandestina.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).