Variedades

Caipirinha foi criada como remédio brasileiro para a gripe espanhola; sem eficácia, acabou virando bebida

Caipirinha foi criada como remédio brasileiro para a gripe espanhola; sem eficácia, acabou virando bebida

Por Da Redação

Caipirinha foi criada como remédio brasileiro para a gripe espanhola; sem eficácia, acabou virando bebidaFundação Oswaldo Cruz

Algumas coisas podem podem surgir mesmo durante uma pandemia. Antes do coronavírus, o mais perto que tivemos disso no Brasil foi a gripe espanhola, que infectou centenas de Brasileiros, especialmente nos estados do Rio de Janeiro. Na tentativa de curar a doença, foi criada a caipirinha. 


Pelo menos é o que consta no livro “A bailarina da morte - A gripe espanhola no Brasil”, recém-lançado pela Companhia das Letras, de autoria de  Lilia Schwarcz e Heloisa Starling decidiram pesquisar a pandemia que atingiu o Brasil (e até matou um presidente) no início do século XX. O livro foi enviado para a redação do jornal O Globo, que revelou a curiosidade.


Na época, a mistura de aguardente, limão e mel nasceu como um dos muitos remédios improvisados na tentativa de curar aqueles que sofriam da doença em São Paulo. Como sua eficácia não foi comprovada, a caipirinha acabou saindo do território paulista e difundida por todo o Brasil.


No Rio de Janeiro, a canja de galinha foi usada como remédio. Também não curou ninguém, mas entrou no imaginário como comida para tratar doentes.


LEIA MAIS: Gravações mostram Robinho ironizando estupro na Italia: "eu estou rindo porquê não estou nem ai"


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.