Governo vai desapropriar áreas do Campo Grande para executar obras do metrô
Três decretos do governo declaram de utilidade pública, áreas do bairro do Campo Grande, visando obras do metrô
Por Dinaldo dos Santos.
O Governo da Bahia publicou, nesta quarta-feira (17), três decretos que declaram de utilidade pública áreas do bairro do Campo Grande, em Salvador, para fins de desapropriação necessários à implantação do Tramo IV do metrô — trecho que ligará a Estação da Lapa à futura Estação Campo Grande e integra o programa de expansão do sistema metroviário da capital.
No mês de julho, o Consórcio Expresso 2 de Julho foi definido como responsável pela expansão da Linha 1 do metrô de Salvador até o Campo Grande.
A sessão pública da abertura da licitação para implantação do Tramo 4 foi realizada no último mês de agosto. À época, o governo destacou que a etapa representou um avanço significativo para a mobilidade urbana, beneficiando milhares de usuários em uma região histórica e cultural da cidade.

Metrô chega ao Campo Grande
A expansão do Tramo IV foi anunciada pelo estado como uma operação de larga escala: o projeto prevê cerca de 1,1 km em túnel entre Lapa e Campo Grande, investimento total estimado em R$ 2,166 bilhões — quase a totalidade de recursos vindos de fonte federal — e a expectativa de atendimento diário de mais de 11 mil usuários.
Estudos preliminares apontam que a futura Estação Campo Grande contará com três acessos principais: o primeiro ficará na calçada do Largo do Campo Grande, em frente ao Teatro Castro Alves (TCA).
O segundo acesso será implantado entre o Largo e a Rua João das Botas, nas proximidades do bairro do Garcia, em área atualmente utilizada como estacionamento. Já o terceiro acesso será voltado para a Avenida Araújo Pinho, na entrada do Canela.
A definição desses pontos tende a provocar mudanças na montagem das estruturas provisórias do Carnaval de Salvador, com impacto direto em espaços tradicionalmente ocupados por camarotes oficiais da Prefeitura e da Câmara Municipal, além de estúdios de transmissão.
Sobre o Metrô de Salvador
O modal é operado pelo Grupo CCR, por meio de Parceria Público-Privada com o Governo da Bahia, com concessão de 30 anos.
Com R$ 5,9 bilhões em investimentos, o sistema conta com 42 km de extensão, 20 estações, 40 trens e oito terminais de ônibus integrados.
A Linha 1 liga Águas Claras à Lapa em 23 minutos; a Linha 2, do Acesso Norte ao Aeroporto, em 28 minutos. Ao todo, são 22 estações e nove terminais integrados. Em dias úteis, o sistema transporta mais de 400 mil pessoas.
Desde a inauguração, foram realizadas mais de 2,3 milhões de viagens, somando 32 milhões de km percorridos e mais de 730 milhões de passageiros transportados. A operação envolve cerca de 1.390 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos.
A CCR mantém mais de duas mil câmeras de segurança e 500 agentes de atendimento e vigilância em atividade.
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