Governo da Bahia define consórcio para construção da estação Campo Grande

O Governo da Bahia definiu o consórcio responsável pela construção da nova estação do Campo Grande; vencedor será responsável pela expansão da Linha 1 do metrô de Salvador

Por Laraelen Oliveira.

O Consórcio Expresso 2 de Julho será responsável pela expansão da Linha 1 do metrô de Salvador até Campo Grande. A informação foi divulgada pela Companhia de Transportes da Bahia (CTB), do Governo da Bahia, nesta quarta-feira (8). O vencedor já havia sido habilitado em setembro deste ano, mas os concorrentes ainda podiam apresentar eventuais recursos. Porém o prazo para essa etapa da licitação chegou ao fim. 

Tramo 4 da Linha 1 do metrô, que ligará a Estação da Lapa ao Campo Grande. A expansão terá aproximadamente 1,2 km e será construída em via subterrânea/Foto: Olga Leiria 

O consórcio é formado pelas empresas Áyla Construtora, OECI, Metrô Engenharia e MPE Engenharia. O para a realização do serviço foi de R$1,1 bilhão. Segundo o Governo, a nova estação está sendo projetada para atender cerca de 11,5 mil usuários por dia. Com 1,105 km de extensão em túnel, a obra do Tramo IV está orçada em mais de R$1,518 bilhão.

O valor será providenciado pelo Ministério das Cidades em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), no âmbito do PAC Seleções.

Etapas e investimentos para a estação Campo Grande 

Em junho, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) autorizou o início do processo licitatório para a aquisição de 10 trens considerados “modernos”, com capacidade para 1.250 passageiros cada, que serão incorporados à frota do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL). 

As obras de expansão do metrô de Salvador até o Campo Grande devem gerar cerca de 1.000 empregos diretos durante a execução/Foto: Reprodução

Segundo o Governo da Bahia, o investimento nessa etapa será de R$648,4 milhões, sendo R$616 milhões de recursos federais e R$32,4 milhões do governo estadual. A apresentação das propostas pode ser feita até 30 de setembro.

Somados, os dois investimentos totalizaram R$2,166 bilhões, sendo R$2,134 bilhões de recursos federais e R$32,4 milhões do Estado.

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