Sinal de celular será ativado em mais de 100 localidades baianas; confira

A iniciativa que leva sinal de celular para mais de 100 localidades amplia o acesso à telefonia móvel e à internet em distritos e povoados do interior

Por Dinaldo dos Santos.

Mais de cem localidades baianas serão contempladas na segunda fase do Programa Fala Bahia. A iniciativa amplia o acesso à telefonia móvel e à internet em distritos e povoados do interior do estado.

O programa entra na etapa de contratação das operadoras selecionadas, seguida da assinatura da ordem de serviço, prevista para janeiro de 2026.

Nossa reportagem, em 2021, já havia publicado matéria sobre as dificuldades de populações baianas que vivem sem sinal de celular. Na ocasião destacamos uma comunidade com cerca de dez mil habitantes que passa pelo problema: Riacho das Onças, localidade de Queimadas, município distante 252 Km de Salvador.

No mesmo ano, reforçamos a publicização do problema, quando a deputada Neusa Cadore (PT) encaminhou uma indicação, direcionada ao, então governador, Rui Costa e ao secretário Estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, sugerindo a implantação de telefonia celular, por meio do Programa Fala Bahia, no povoado de Raspador, no município de Pintadas.

Sinal De Celular

Fala Bahia leva sinal de celular para o interior

O Fala Bahia é resultado da parceria entre as secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e da Fazenda (Sefaz) e, atualmente, já garante cobertura de telefonia móvel a 157 localidades em todo o estado.

Ao todo, 103 localidades serão beneficiadas. De acordo com o resultado do chamamento público para a instalação de Estações Rádio Base (ERBs), 59 lugares serão atendidas pela operadora Claro, 34 pela Vivo e outras 10 pela Brisanet, empresa com sede no Ceará.

Após a formalização dos contratos, as operadoras terão prazo de até 24 meses para implantar as ERBs nas localidades previstas. O incentivo para a execução do projeto será concedido por meio de créditos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), totalizando cerca de R$ 50 milhões.

Além dessas ações, outras duas localidades baianas também deverão receber, em breve, a ativação do sinal de telefonia celular por meio do programa de universalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segue relação das 105 localidades que serão beneficiadas com a ativação do sinal de celular:

Lista 1

Lista 2

Lista 3

Lista 4

Lista 5

Lista 6

Lista 7

Lista 8

LEIA MAIS: Pôr do Som, Iemanjá e Bonfim: veja programação do Verão da Bahia 2026

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.