Pôr do Som, Iemanjá e Bonfim: veja programação do Verão da Bahia 2026
Verão da Bahia 2026 reúne festas populares, shows, ações culturais e operações integradas do governo em Salvador e no interior do estado
Por Ananda Costa.
O Verão da Bahia 2026 foi lançado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (17) e traz uma programação ampla, com festas populares, shows, cortejos, ensaios, exposições, atividades literárias e ações em museus, bibliotecas e bairros de Salvador e de outros municípios.

Com o tema “Verão da Bahia. Um estado de alegria”, a agenda cultural começa oficialmente em 1º de janeiro e segue até o período que antecede o Carnaval, que se tornou manifestação da cultura nacional.
Durante o evento, foram detalhadas operações especiais para o período de verão, incluindo reforço na assistência em saúde, ações educativas e de proteção de direitos, estratégias de incentivo ao turismo, ordenamento urbano e medidas integradas de segurança pública.
Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, o objetivo é garantir boas experiências para baianos e turistas durante a alta temporada. Já o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, destacou a integração entre diferentes áreas do governo e a importância do verão para a cultura, a economia e a projeção da Bahia.
Abertura da programação do Verão da Bahia 2026

A agenda cultural do Verão da Bahia 2026 começa no dia 1º de janeiro, com o tradicional Pôr do Som, no Farol da Barra, em Salvador. Em sua 26ª edição, o evento será comandado por Daniela Mercury, que costuma receber convidados e atrai milhares de pessoas para celebrar o início do ano.
Lavagens e festas populares
Ao longo de janeiro e fevereiro, o calendário inclui as tradicionais lavagens, com apoio do Programa Ouro Negro, que em 2026 alcança investimento recorde e contempla 134 instituições culturais de matrizes africanas. Entre os destaques estão:
Lavagem do Bonfim – 15 de janeiro
Lavagem de Santo Amaro – 26 de janeiro
Lavagem de Itapuã – 5 de fevereiro
Amô pelo Pelô
Um dos principais projetos do Verão da Bahia 2026 é o Amô pelo Pelô, que movimenta o Centro Histórico de Salvador com shows, bailes, rodas de samba, cortejos musicais, ensaios de verão, programação infantil, aulas de dança, teatro de rua, performances e apresentações de artistas da nova geração e de nomes consagrados da música baiana.
Museus e bibliotecas
Os museus estaduais participam da programação com a Virada Cultural, que promove até 36 horas de atividades, como exposições, shows, oficinas, videomapping e ações educativas. A agenda inclui:
MAC_BA – 17 e 18 de janeiro
Parque Histórico Castro Alves – 24 e 25 de janeiro
MAM – 31 de janeiro a 1º de fevereiro
MAB – 7 e 8 de fevereiro
Já o projeto Verão nas Bibliotecas Públicas Estaduais leva atividades culturais a espaços como a Biblioteca Central do Estado, Biblioteca Anísio Teixeira, Biblioteca Infantil Monteiro Lobato e outras unidades da capital e do interior.
Verão nos bairros
A programação também se estende a diferentes bairros e municípios da Região Metropolitana, com ações teatrais itinerantes, oficinas e encontros musicais em equipamentos culturais, como o Espaço Xisto Bahia, Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Cultural Alagados, Casa da Música e Cine Teatro Lauro de Freitas.
Festa de Iemanjá

No dia 2 de fevereiro, a tradicional Festa de Iemanjá, na Praia da Paciência, integra o calendário do Verão da Bahia 2026. A celebração contará com apresentações musicais e ações de preservação ambiental, com apoio ao presente ecológico oferecido à orixá.
Principais datas do Verão da Bahia 2026
1º de janeiro – Pôr do Som com Daniela Mercury
Janeiro – Verão nas Bibliotecas Públicas Estaduais
Janeiro e fevereiro – Amô pelo Pelô
Janeiro e fevereiro – Virada Cultural nos museus
15 de janeiro – Lavagem do Bonfim
26 de janeiro – Lavagem de Santo Amaro
2 de fevereiro – Festa de Iemanjá
5 de fevereiro – Lavagem de Itapuã
Verão em Salvador

O verão em Salvador já começa a movimentar a cidade em dezembro, mesmo antes da estação iniciar oficialmente no dia 21. A agenda de festas atrai baianos e turistas, tornando a capital como um dos principais destinos do país para a temporada.
Segundo o metabuscador Kayak, o verão em Salvador está entre as buscas mais altas para o fim de ano no Brasil, de acordo com o relatório “Check-in para sua Viagem: Natal e Ano Novo 2025”. A capital baiana ocupa a segunda colocação no ranking nacional, atrás apenas do Recife, Pernambuco.
Para o mês de dezembro, as comemorações já começam nesta quinta-feira (4) com a tradicional Festa de Santa Bárbara, que reúne diversos fiés no Centro Histórico de Salvador, e seguem até o dia 22 de fevereiro, com a resseca de Carnaval da Timbalada.
Dezembro
19/12 – Banjo Novo
20/12 – Ensaio do Pagodart
25/12 – Frei Gilson
26/12 – Roberto Carlos
27 a 31/12 – Festival da Virada Salvador
31/12 – Festa de Bom Jesus dos Navegantes
Janeiro
03/01 – Pôr do Jau
04/01 – Ensaio de Verão da Timbalada
05/01 – Melhor Segunda-feira do Mundo, com Xanddy
09/01 – Baile da Santinha, com Léo Santana
11/01 – Sarau do Brown
15/01 – Lavagem do Bonfim
18/01 – Ensaio de Verão da Timbalada
24 e 25/01 – Festival de Verão
25/01 – Festa de São Lázaro
Fevereiro
01/02 – Saulo Som e Sol
01/02 – Ensaio de Verão da Timbalada
02/02 – Festa de Iemanjá
07/02 – Furdunço
08/02 – Fuzuê
09/02 – Melhor Segunda-feira do Mundo, com Xanddy
10/02 – Pipoco
11/02 – Habeas Corpus
12/02 – Início do Carnaval
18/02 – Arrastão
22/02 – Ressaca da Timbalada
LEIA MAIS: Copa do Mundo 2026 terá maior premiação da história; veja valores
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).