Festa de Santa Bárbara terá programação religiosa e cultural no Pelourinho
Festa de Santa Bárbara reúne atividades religiosas e culturais no Centro Histórico de Salvador, a partir desta segunda-feira (1)
Por Ananda Costa.
A Irmandade dos Homens Pretos realiza, ao longo de dezembro, a tradicional Festa de Santa Bárbara, no Centro Histórico de Salvador. As atividades serão concentradas na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com programação religiosa e cultural aberta ao público.
O tríduo preparatório começa nesta segunda-feira (1) e segue até a próxima quarta-feira (3), sempre com a reza do Santo Terço às 17h e a celebração da Santa Missa às 18h.
O principal dia da festa será na próxima quinta-feira, 4 de novembro. A programação começa às 6h, com a Alvorada de Fogos, seguida da Salva dos Clarins às 7h. Às 8h, haverá missa campal, que antecede a procissão pelas ruas do Pelourinho.
Onde acontece a Festa de Santa Bárbara em Salvador? O cortejo sairá da Igreja do Rosário dos Pretos e passará pelas ruas Gregório de Mattos, João de Deus, Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Ladeira da Praça. O trajeto inclui parada no Corpo de Bombeiros, na Barroquinha, onde a corporação prestará homenagem à sua padroeira.
Depois, os fiéis seguem pela Baixa dos Sapateiros, Rua Padre Agostinho e Pelourinho, retornando à igreja. À tarde, às 15h, está prevista uma apresentação cultural.
Festa de Santa Bárbara em Salvador: uma herança de fé e sincretismo na Bahia
O evento, realizado no Centro Histórico de Salvador, combina fé, sincretismo religioso e cultura afro-brasileira, especialmente as tradições ligadas a Iansã, orixá dos ventos e tempestades.
Desde a madrugada do dia 4 de dezembro, devotos vestidos de vermelho e branco lotam o Largo do Pelourinho para acompanhar a missa campal em homenagem à padroeira do Corpo de Bombeiros, celebrada às 8h. Após a cerimônia, a imagem da santa segue em procissão pelas ruas do Centro Histórico, passando por locais como a Praça da Sé, o Terreiro de Jesus e o quartel do Corpo de Bombeiros, onde ocorre uma saudação especial.
Durante o cortejo, pratos típicos como caruru e acarajé são distribuídos em pontos simbólicos, como o Mercado de Santa Bárbara e as sedes de grupos culturais, a exemplo do Afoxé Filhos de Korin Efan.
Origem da festa e história de Bárbara
A devoção a Santa Bárbara em Salvador remonta ao século XVII, quando uma imagem trazida por portugueses foi entronizada no antigo Morgado de Santa Bárbara, no bairro do Comércio. Ao longo dos séculos, o festejo mudou de local, acompanhando o crescimento urbano da cidade, até se consolidar no Pelourinho.
Padroeira dos bombeiros, mineiros e artilheiros, Santa Bárbara é também invocada contra raios e tempestades.
Bárbara, que posteriormente se tornou conhecida como Santa Bárbara, nasceu no século III em Nicomédia, na região da Bitínia, na Turquia. Era filha única de Dióscoro, membro da nobreza local.
LEIA MAIS: Festas Populares: guia definitivo para o dia de Santa Bárbara em Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).