Corpo de Bombeiros celebra Santa Bárbara com festa e caruru na sede da Barroquinha
Tradicional caruru é realizado há 30 anos para celebrar a santa
Por Da Redação.
Santa Bárbara, homenageada neste 4 de dezembro, é reconhecida como a padroeira dos bombeiros. A trajetória da santa, marcada pela firmeza na própria fé, a tornou símbolo de proteção para quem enfrenta situações de risco, como os profissionais que combatem incêndios.
Segundo a tradição cristã, Bárbara foi martirizada no século 3 por se recusar a renegar suas crenças. Durante sua execução, um raio atingiu seu corpo, o que a associou a tempestades, raios e fogo. Esse simbolismo a vinculou ao trabalho dos bombeiros que, diariamente, lidam com desafios ligados a esses elementos.
Para celebrar a data, após a procissão e a Santa Missa, o Corpo de Bombeiros promove nesta quarta-feira (4) uma festa na sede da Barroquinha, no Pelourinho, com destaque para o tradicional caruru, aberto ao público. Este ano, mais de 1.500 quentinhas serão distribuídas aos devotos.
“Nós já temos cerca de 30 anos celebrando a Festa de Santa Bárbara com o tradicional caruru do Corpo de Bombeiros. Preparamos um espaço especial para receber todos que vêm homenagear a padroeira”, afirmou a Tenente-Coronel Lutiane Matos.
A escolha do caruru como prato principal reflete o sincretismo religioso entre Santa Bárbara e Iansã, figura do candomblé associada à coragem e à força. “Santa Bárbara e Iansã são guerreiras de origens distintas, mas que se conectam por elementos simbólicos e culturais, incluindo a culinária baiana”, explicou a oficial.
LEIA MAIS: Promessa cumprida: devotos celebram conquistas na Festa de Santa Bárbara
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).