Bahia tem mais de 70 cidades em alerta para chuvas intensas e ventos fortes
Alerta para chuvas intensas atinge municípios do sul da Bahia e prevê granizo em áreas isoladas
A poucos dias da chegada do verão, 76 cidades da Bahia entraram em alerta meteorológico neste domingo (14) devido ao risco de tempestades, que podem ser acompanhadas por chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo em áreas isoladas. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e é válido até as 10h de segunda-feira (15).
O alerta abrange municípios das regiões sul, extremo sul, sudoeste e oeste da Bahia, incluindo cidades como Vitória da Conquista, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Guanambi e Brumado.

De acordo com o Inmet, a previsão indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 mm por dia, além de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h.
Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade.
Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Vai dar praia? Veja previsão do tempo para Salvador no fim de semana
Domingo (15): Tempo firme
Para o domingo, a previsão é de sol com algumas nuvens, sem possibilidade de chuva.
-
Temperatura: mínima de 22 °C e máxima de 33 °C
-
Umidade relativa do ar: 10%
-
Ventos: atingem até 34 km/h
Inmet emite alerta de chuvas intensas na Bahia

No início da semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas, com grau de severidade de perigo potencial, para 14 cidades da Bahia e outros 13 estados do país. A previsão indica acumulados entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de rajadas de vento de 40 a 60 km/h.
De acordo com o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Os estados sob alerta são Goiás, Minas Gerais, Pará, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Acre, Espírito Santo, Rondônia, Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Piauí e Mato Grosso do Sul.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).