Moradores de cidade da Bahia não usam celular por falta de sinal, em pleno 2021; deputada pede telefonia para região
A deputada Neusa Cadore (PT), com fundamento no Art.139, do Regimento Interno da Casa Legislativa, encaminhou uma indicação, direcionada ao governador Rui Costa e ao secretário Estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, sugerindo a implantação de telefonia celular, por meio do Programa Fala Bahia, no povoado de Raspador, no município de Pintadas. A petista explica que no contexto globalizado em que vivemos atualmente, o telefone celular é a principal ferramenta de comunicação, possibilitando a integração das pessoas em qualquer lugar do mundo, “não sendo possível deixar à margem da sociedade as regiões que vivenciam a realidade de isolamento, como ocorre na referida localidade”.
A legisladora lembra que nos últimos anos o município foi contemplado com diversos equipamentos públicos, como escolas, Posto de Saúde da Família, (PSF), acesso por pavimentação asfáltica e calçamento, entre outros benefícios, exercendo um grande papel na dinâmica econômica da cidade, além da ampliação de diversas atividades no campo da agricultura familiar e pecuária, que têm contribuído na geração de emprego e renda da população. A parlamentar entende que, desse modo, o povoado atende aos habitantes que residem em sua sede, bem como congrega várias pessoas que moram às margens da BA-414 e que transitam pela via, demonstrando a importância de garantir o serviço de telefonia móvel no local e no seu entorno.
A ex-prefeita de Pintadas, município que integra o Território da Bacia do Jacuípe, ressalta que a população do povoado de Raspador já espera há muito tempo pela possibilidade de utilizar esse serviço de telefonia, com vistas à integração social e consequente crescimento socioeconômico. “O pleito é legítimo. Mas é certo que a medida não depende apenas dos esforços do Governo do Estado, havendo a necessidade, também, da participação e disposição das operadoras de telefonia”, acrescenta. Para a deputada, a implementação de uma abrangente Política Nacional de Telecomunicações deve ser tratada de maneira urgente, integrada e responsável, com alcance para todos.
Ao defender a implantação de telefonia celular, através do Programa Fala Bahia, no povoado de Raspador, em Pintadas, Neusa Cadore expressa, na proposta que apresentou ao chefe do Executivo Estadual, “sua preocupação com o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos moradores daquela localidade na terra em que governou por dois mandatos consecutivos”.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.