Com TV 3.0, acesso a canais de TV aberta será por aplicativo; entenda
Lula assina decreto que oficializa novo sistema de televisão no Brasil; TV 3.0 permite interagir com a programação pela internet
Por Júlia Naomi.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que inicia a implementação da TV 3.0 no país. Com o novo sistema, o acesso à TV aberta no Brasil passará a ser feito por uma interface de aplicativos. A mudança foi oficializada durante uma cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto nesta quarta-feira (27). O evento teve a presença de executivos as principais emissoras de TV aberta do país.
A nova tecnologia integra a televisão aberta à internet e, além de transformar a forma de acesso aos canais, a possibilita que emissoras de TVofereçam conteúdos além da programação diária, como séries, jogos e programas especiais.
O acesso à TV 3.0 será via sinal aberto, de modo que o uso de internet não é obrigatório, mas possibilitará mais opções de conteúdo. Será necessário estar conectado para utilizar recursos de interatividade, como responder enquetes, escolher entre diferentes câmeras em um reality show ou jogo de futebol e acessar links de compras disponibilizados na TV.
+ Dia de Santa Clara: fé e devoção à padroeira da televisão
"Com a assinatura desse novo decreto, nós damos vida à TV 3.0, a televisão aberta da era digital, onde canais tornam-se aplicativos", declarou o presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), Raymundo Barros, durante o evento.
A nova tecnologia promete aprimorar a qualidade de imagens e áudio das transmissões. "Um dos impactos será na qualidade de imagem, com aparelhos com a tecnologia de até 8K, para permitir melhor resolução, e maior contraste de cores. Outra mudança irá propiciar a experiência de 'som de cinema', semelhante a uma imersão com áudios que são reproduzidos em direções diferentes", anunciou o Ministério das Comunicações (MCom.).
Para melhorar a comunicação pública, o decreto prevê a criação da Plataforma Comum de Comunicação Pública e Governo Digital, que permitirá o acesso a serviços públicos diretamente pela televisão. De acordo com o MCom, aplicativos de emissoras públicas como TV Brasil, TV Câmara, TV Senado e TV Justiça, terão posições garantidas no catálogo, ainda que usuários possam reorganizar os ícones manualmente.
Governo prevê que Copa do Mundo 2026 seja transmitida pela TV 3.0
O Ministério das Comunicações explica que a implementação da TV 3.0 será gradual e exemplifica que a transição do sistema analógico para o digital, atual modelo em vigor, ainda está em curso, mais de 20 anos após seu lançamento.
A expectativa do governo é que a fase preparatória da TV 3.0 seja concluída ainda em 2025 e entre ao ar em 2026, a tempo de transmitir a próxima Copa do Mundo.
A tecnologia deve chegar primeiro às capitais, mas estima-se que a cobertura em todo o território nacional seja alcançada em até 15 anos. Desse modo, haverá um período de coexistência entre os sistemas de televisão atual e o novo. A migração não é obrigatória e aparelhos que não suportarem o novo serviço continuarão funcionando normalmente.
Os novos aparelhos da TV 3.0 deverão vir de fábrica com a primeira tela apresentando um catálogo de canais de televisão abertos. Contudo, não será necessário trocar de aparelho para aderir ao novo sistema. Caixas conversoras ou mesmo soundbars conversores poderão ser instalados junto aos televisores atuais, para viabilizar seu uso.
Leia também: ACM Neto defende saída do União Brasil de cargos no governo Lula
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).