Dia de Santa Clara: fé e devoção à padroeira da televisão
Santa Clara ouviu a celebração de uma missa de Natal projetada em seu leito, quando estava enferma, como se estivesse diante de uma tela
Por Da Redação.
A Igreja Católica celebra nesta segunda-feira, 11 de agosto, o dia de Santa Clara de Assis. Ela é considerada como padroeira da televisão e é uma das figuras mais queridas e inspiradoras do cristianismo.
Fundadora da Ordem das Clarissas e seguidora de São Francisco de Assis, Clara dedicou sua vida à simplicidade, à oração e ao cuidado com os mais necessitados.
Nascida em 1193, na cidade de Assis, na Itália, ela deixou para trás uma vida de privilégios para seguir um caminho de humildade e entrega total a Deus.
Sua fé inabalável e seu exemplo de caridade fizeram com que fosse canonizada em 1255, apenas dois anos após sua morte. Santa Clara é também reconhecida como a protetora das bordadeiras, das costureiras e das lavanderias.
+ 'Vocação para a Fé': freiras de congregação em Salvador não usam hábito e servem às comunidades
Santa Clara, padroeira da televisão
Esse título curioso tem origem em um relato de seus últimos dias de vida. Conta-se que, por estar gravemente doente, Clara não pôde assistir à missa de Natal no convento.
Porém, milagrosamente, ela teria visto e ouvido a celebração projetada em seu leito, como se estivesse diante de uma tela. Em 1958, o papa Pio XII oficializou esse reconhecimento.
No Brasil, a data é lembrada com missas, novenas e bênçãos especiais, sobretudo em comunidades que têm Santa Clara como padroeira.
Para os fiéis, ela representa a intercessão em momentos de dificuldade, especialmente quando a fé precisa ser fortalecida.
Assim, o 11 de agosto é mais que uma data religiosa: é um convite a refletir sobre valores como humildade, solidariedade e a importância de transmitir mensagens que aproximem as pessoas, seja pela fé, seja pelos meios de comunicação.
LEIA MAIS: Jubileu celebra 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim à Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).