Jubileu celebra 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim à Bahia
Imagem original do Senhor do Bonfim permanece exposta para devoção dos fiéis como celebração dos 280 anos
Por Da Redação.
Na manhã deste domingo (10), uma missa campal marcou as comemorações pelos 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim à Bahia. A celebração, realizada na Colina Sagrada, foi conduzida pelo Cardeal de Setúbal, cidade portuguesa de onde a peça religiosa foi trazida.
A imagem original foi retirada do altar-mor e posicionada em um local mais próximo do público, permanecendo disponível para veneração até hoje. Este é apenas o 16º momento, em quase três séculos, em que a peça deixa seu local habitual para se aproximar dos devotos.
+ Confira a programação do Jubileu dos 280 anos da imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim
A exibição integra a programação especial do Jubileu, iniciada em 1º de agosto. Entre as atividades realizadas, estiveram a Procissão de Velas, a apresentação do Núcleo de Músicas Antigas da OSBA e um seminário com participação do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Joaci Góes, e do Cardeal de Setúbal, Dom Américo Manuel Alves Aguiar.
+ Idosa em tratamento oncológico realiza sonho de conhecer a Basílica do Senhor do Bonfim
Exposição da imagem original do Senhor do Bonfim
Esta será a 16ª vez que a imagem original do Senhor do Bonfim sairá do altar-mor localizado na Basílica Santuário e ficará exposto para a veneração dos fiéis. Momentos como este aconteceram em anos como:
● 1823: Em janeiro, por motivo de calamidade pública, a imagem do Senhor do Bonfim saiu pela primeira vez em solene procissão de penitência para a Igreja de São Domingos, ao Terreiro de Jesus.
● 1923: Em 3 de julho, por solicitação do ex-governador da Bahia, dr. José Joaquim Seabra como parte das comemorações das festas do 1º centenário da Independência da Bahia a imagem do Senhor do Bonfim torna a percorrer as ruas de Salvador.
● 1949: Em 29 de março, em comemoração ao 4º centenário da fundação da cidade de Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).