Arquidiocese de Salvador cria comissão para mediar embate entre padre e Irmandade do Senhor do Bonfim
À frente da Arquidiocese, Padre Edson está em disputa de poder com a Irmandade, que lançou edital para diminuir atribuições do reitor do templo
A Arquidiocese de Salvador criou uma comissão de intermediação na Devoção do Nosso Senhor do Bonfim devido ao embate entre o Padre Edson, que está à frente do templo religioso, e a Irmandade da Basílica do Senhor do Bonfim, que lançou edital propondo a diminuição dos poderes do pároco.
De acordo com a arquidiocese, "o posicionamento oficial é de escuta e reconciliação". Assim, a nomeação de uma comissão de intermediação foi assinada pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, em decreto, na última sexta-feira (2/6). O grupo tem 30 dias para averiguar os acontecimentos.
Entenda o embate
Há cerca de duas semanas, a Irmandade do Senhor do Bonfim lançou um edital para convocar uma reunião emergencial com o objetivo de tratar de mudanças nos poderes instituídos ao reitor do templo. O sacerdote, por sua vez, atribuiu a questão ao que chamou de "inveja, preconceito e disputa de poder". "Mas eu não estou aqui pra disputar poder com ninguém. Eu tenho poder do ministério sacerdotal que me foi dado pela Igreja e eu estou aqui pra cumprir uma missão", disse à reportagem da TV Aratu.
Leia mais: Após anúncio de Irmandade sobre retirada de “poderes” do Padre Edson Menezes, sacerdote fala de inveja
Após o início da polêmica, algumas manifestações de apoio ao padre Edson começaram a surgir através das redes sociais. O religioso é conhecido pelas ações sociais à frente do templo católico. “Somos Todos Padre Edson” é um desses movimentos.
No domingo (4/6), após a missa das 7h30, a Colina Sagrada recebeu diversos membros da Devoção do Nosso Senhor do Bonfim que se solidarizaram com o Padre Edson. Eles realizaram um "abraço de fé" em volta da igreja e, na ocasião, também foi divulgada uma nota de solidariedade às ações católicas, evangelizadoras e de trabalho social lideradas pelo Reitor da Basília. Leia abaixo, na íntegra:
NOTA DE APOIO E SOLIDARIEDADE!
"A Devoção do Nosso Senhor do Bonfim,por suas irmãs e seus irmãos Beneméritos, Eméritos, Conselheiros, Estatutários e Mesários, tendo em vista o Decreto, datado de 02 de junho de 2023, vem respeitosamente dizer que acolhe integralmente a decisão do nosso Cardeal Dom Sérgio da Mota.
Da mesma forma, apresenta a nossa solidariedade a veneranda Devoção do Nosso Senhor do Bonfim que infelizmente, em face de administrações calamitosas, nos últimos dezessete meses, vem sofrendo turbulências inadmissíveis para uma Organização Religiosa, promovida por pessoas que, mesmo ingressando na Irmandade há alguns anos, não frequentavam a Igreja, bem como não conheciam a extensão de suas obras sociais.
A ignorância sobre a vida laboral da Irmandade e do Santuário do Bonfim, levou essas pessoas a contestar violentamente, com ameaças e palavras impublicáveis o nosso dedicado e honrado Reitor e Capelão Cônego Edson Menezes da Silva e o nosso Decano, Presidente do Conselho Consultivo e Irmão Benemérito o Dr. Artur Napoleão de Carneiro Rego.
Tais desatinos, não podem apagar, a excelente relação de parceria que a nossa Devoção sempre teve com o povo da Bahia e a cidade do Salvador, entre as quais se destacam a construção com recursos próprios da Av Dendezeiro , a Ladeira de Pedras ( ladeira do Bonfim) e o Porto da Lenha, na Av Beira-mar.
A Devoção do Nosso Senhor do Bonfim continuará sim, a sua caminhada, como mantenedora do Santuário do Nosso Senhor do Bonfim, sustentada por seus devotados irmãos e irmãs, com a certeza de que o culto a Nosso Senhor do Bonfim e Nossa Senhora da Guia continuará a ser o nosso único e sublime objetivo!
Alguns poucos irmãos atualmente exercendo funções na Mesa Administrativa, fizeram uma exegese grotescas de artigos do Estatuto da nossa Irmandade e tentaram quebrar o clima de confiança e harmonia que há mais de duzentos e sessenta anos foi celebrada pela nossa Devoção com o Clero da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e especialmente com o seu representante na Irmandade do Senhor do Bonfim, o nosso Capelão e Reitor da Basílica, Cônego Edson Menezes da Silva.
Tal atitude de apenas 12 irmãos vem, de maneira injusta, colocar em suspeição um homem digno e sem mácula, que honra o Clero da Bahia e cuida à vista de todos, dos menos favorecidos e desamparados de Salvador e especialmente da Península Itapagipana com dedicação humanidade e misericórdia!
O Padre Edson Menezes da Silva é um exemplo de religioso e cidadão. Sigamos todos juntos e unidos, na direção do restabelecimento da harmonia e da paz em nossa irmandade."
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!