Precisando cuidar dos dentes? Confira locais com atendimento odontológico gratuito em Salvador
Os serviços são oferecidos em unidades de saúde do município, por faculdades e também pela Associação Brasileira de Odontologia Secção Bahia (ABO-BA).
Em Salvador, quem estiver com "dor de dente", ou precisar fazer um canal, entre outras situaçõs, mas não tiver condições de arcar com o tratamento, pode recorrer a atendimentos odontológicos gratuitos ou de baixo custo. Os serviços são oferecidos em unidades de saúde do município, por faculdades e também pela Associação Brasileira de Odontologia Secção Bahia (ABO-BA).
A ABO realiza parcerias com instituições de ensino e com isto o paciente só realiza o ressarcimento das despesas, a mão de obra dos alunos e dos professores não é cobrada. Para receber o atendimento é necessário mandar uma mensagem para o WhatsApp (71) 98138-8559 e preencher um formulário.
Algumas universidades de Salvador também realizam serviço odontológico gratuito, outra forma de conseguir atendimento. A Clínica-Escola de Odontologia do Centro Universitário Maurício de Nassau Salvador (Uninassau), localizada na Pituba, por exemplo, realiza os serviços odontológicos para moradores do bairro e de outras localidades. Dentre as especialidades oferecidas estão colocação de prótese, cirurgia, periodontia e odontopediatria.
As consultas são realizadas de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 22h, e aos sábados, das 7h30 às 18h, na sede, situada na rua dos Maçons, nº 364, no bairro da Pituba. Para garantir o atendimento, é necessário levar documento de identificação com foto e CPF. Para obter mais informações é necessário entrar em contato pelo telefone (71) 3505 4558.
A Clínica-Escola de Odontologia do Centro Universitário UniFTC de Salvador, localizado na Avenida Paralela, realiza atendimentos de endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento da gengiva), próteses dentárias, odontopediatria, ortodontia, dentística e pequenas cirurgias. Somente o serviço de prótese e aparelho ortodôntico que não é gratuito. O agendamento pode ser feito pelo número (71) 3281-8065. O atendimento é de segunda à sexta, de 8h às 12h e de 13h30 às 18h30.
Já na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, o serviço odontológico é oferecido numa clínica particular, com agendamento pelo telefone (71) 3234-393, e gratuitamente no Ambulatório Docente Assistencial da Bahiana (ADAB). O agendamento é feito pelo número (71) 3237-8200.
Há, também, mais de 200 unidades de serviço odontológico na capital baiana. Dez delas em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e uma Unidade de Atendimento Odontológico (UAO), no Dique, que realizam serviços de urgência. Essa UAO é exclusiva para serviço dentário e recebe uma média de 150 atendimentos por dia.
Caso a pessoa precise de um procedimento mais complexo, que não seja de urgência, ela será encaminhada para o Centro de Especialidade Odontológica (CEO). São seis espalhados na cidade, com mais de 400 equipes de saúde bucal, compostas por um dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.