OMS alerta para avanço da cólera: mais de 157 mil casos e 2 mil mortes em 2025

Entre janeiro e abril deste ano, mais de 157 mil pessoas foram infectadas e 2.148 morreram de cólera

Por Bruna Castelo Branco.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre o crescimento rápido dos casos e mortes por cólera em diversas partes do mundo. Entre janeiro e abril deste ano, mais de 157 mil pessoas foram infectadas e 2.148 morreram em decorrência da doença, que já afeta 26 países.

A África é a região mais impactada. Segundo a OMS, “Angola já registrou 15.844 casos”, sendo o país africano um dos mais atingidos pela infecção. O leste do Mediterrâneo e o sudeste da Ásia aparecem logo em seguida entre as áreas mais afetadas. O Brasil monitora a situação, especialmente devido à proximidade com nações vizinhas onde a cólera está se espalhando.

+ Pode entrar com sapato dentro de casa? Entenda os riscos à saúde

+ Vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população em Salvador

Foto: Ilustrativa/Pexels

De acordo com a OMS, “o aumento dos casos está ligado a vários fatores”. Entre eles, desastres naturais, como enchentes, e conflitos armados, que forçam o deslocamento de populações e comprometem as condições de higiene. Além disso, a organização afirma que “as mudanças climáticas também contribuem para o problema”.

A entidade expressou preocupação com a escassez de vacinas. “Atualmente há apenas 3,6 milhões de doses, quando o ideal para emergências seria ter pelo menos 5 milhões”, informou a OMS.

Somente no mês de abril foram registrados 37.147 novos casos e 561 mortes, indicando que a doença continua a avançar. A cólera é uma infecção grave que causa diarreia intensa e desidratação, podendo levar à morte se não for tratada.

Foto: Ilustrativa/Pexels

Com informações do SBT News

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.