Pode entrar com sapato dentro de casa? Entenda os riscos à saúde

Entrar em casa com sapatos não é um perigo iminente, mas, aumenta a possibilidade de contaminações

Por Bruna Castelo Branco.

Todo mundo sabe que precisa tirar os sapatos antes de entrar em casa, mas... por quê? As respostas são muitas - manter o espaço limpo, preservar o piso, e, o mais importante de tudo: para evitar doenças ou outros problemas de saúde. Confira, agora, os principais motivos para manter essa prática:

+ Como ganhar na Mega-Sena? Conheça algumas estratégias e dicas

+ Silveira, cão da UFSM, viraliza nas redes e pode ganhar 'auposentadoria'

Foto: Ilustrativa/Pexels

  1. Higiene: a sola dos sapatos acumula sujeira, poeira, lama, resíduos químicos, óleo e até fezes de animais. Ao entrar com sapatos, esses contaminantes são espalhados pelo chão da casa, aumentando o risco de proliferação de germes e bactérias.

  2. Saúde: estudos mostram que sapatos podem carregar patógenos como E. coli e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Tirar os sapatos reduz significativamente a exposição a esses agentes, principalmente importante em casas com bebês, crianças pequenas ou pessoas com alergias.

  3. Conservação do piso: sapatos podem danificar pisos de madeira, carpetes e outros revestimentos, desgastando, arranhando ou sujando mais rapidamente. Ao deixar os calçados na entrada, você preserva melhor os materiais da sua casa.

  4. Organização e limpeza: mantendo os sapatos fora da área interna, a casa fica mais limpa, reduzindo a necessidade de limpezas frequentes e poupando tempo e esforço.

  5. Cultura e bem-estar: em muitas culturas, especialmente na Ásia, tirar os sapatos é um sinal de respeito ao lar e às pessoas que vivem nele. Além disso, andar descalço ou com chinelos específicos para casa proporciona mais conforto e relaxamento.

Foto: Ilustrativa/Pexels

Entrar com sapato em casa traz riscos à saúde?

Agora, falando especificamente de riscos à saúde, é importante lembrar: entrar em casa com sapatos não é um perigo iminente, mas, aumenta significativamente a possibilidade de contaminações.

+ Dia do chá: Naturopata elenca o que beber e conhecimento das plantas

  • Transmissão de germes e patógenos: a sola dos sapatos pode conter milhares de bactérias, fungos e vírus trazidos da rua. Estudos identificaram microrganismos como Escherichia coli (E. coli), que pode causar infecções intestinais.

  • Alérgenos: sapatos podem carregar pólen, poeira, ácaros e outros alérgenos que afetam quem sofre de asma, rinite e outras alergias.

Foto: Ilustrativa/Pexels

  • Produtos químicos tóxicos: resíduos de pesticidas, gasolina, solventes e metais pesados presentes em calçadas ou ruas podem aderir aos sapatos e ser levados para dentro de casa, contaminando o ambiente.

  • Insetos e parasitas: além de sujeira, sapatos podem carregar ovos de insetos, larvas ou até pequenos parasitas, como carrapatos, que podem causar infestações ou transmitir doenças.

  • Escorregões e quedas: alguns tipos de calçados (como os com sola molhada ou lama) podem aumentar o risco de escorregar dentro de casa.

Comprometimento da higiene

  • Ao espalhar sujeira pela casa, o ambiente se torna menos higiênico, o que é especialmente preocupante para quem tem crianças que brincam no chão ou animais de estimação que lambem superfícies.

  • Se você trabalha em ambientes contaminados (como hospitais, fábricas ou locais com produtos químicos), pode levar esses contaminantes para dentro de casa através dos sapatos.

Foto: Ilustrativa/Pexels

LEIA MAIS: Vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população em Salvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.