Dia do chá: Naturopata elenca o que beber e conhecimento das plantas
Dia do Chá reforça a importância de preservar o conhecimento popular sobre as plantas, que pode ser um aliado valioso para a saúde
Por Lucas Pereira.
Celebrado nesta quarta-feira (21), o Dia do Chá foi criado em 2019 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reconhecer a importância social, econômica e também cultural do chá, que é uma das bebidas mais consumidas no mundo. O Aratu On conversou com um naturopata, que trouxe dicas dos chás que podemos consumir e também sobre a preocupação com a perda do conhecimento das ervas naturais.
Dia do chá é todo dia
O conhecimento dos chás e efeitos naturais das plantas é algo que existe há muitos anos na cultura popular, “vindo desde à época das nossas avós e bisavós”, conforme explica o médico e naturopata Aureo Augusto. Segundo ele apontou, essa tradição está se perdendo ao longo do tempo:
“O abandono deste conhecimento é um fato notório, porque as avós, as bisavós, estão morrendo e os jovens não estão se interessando por esse assunto. Além disso, a nossa civilização tecnológica está invadindo o campo com toda força e as pessoas estão mais interessadas em celulares e inteligência artificial, do que no conhecimento dos antigos, que são muito importantes”, explicou.
Segundo Aureo, o adoecimento da civilização está intimamente ligado à má qualidade de vida que estamos levando, especialmente à má alimentação, falta de exercícios físicos e, claro, à falta de conhecimento dos produtos naturais.
Apesar de ver benefícios no consumo de chás, até que diariamente, o naturopata alerta para que se tenha cuidado nas dosagens, pois, assim como qualquer medicamento, o uso em excesso pode causar diversos problemas.
Qual chá é bom?
Dr. Aureo ressaltou que os chás e plantas naturais ajudam no tratamento de diversas patologias e problemas, mas que as causas das doenças devem ser investigadas a fundo, com um acompanhamento de um especialista.
Dito isso, o especialista apontou alguns chás e plantas que ajudam em determinados quadros e problemas. Confira a lista:
Rinite alérgica
Para ajudar este repórter, que no dia da entrevista estava com uma crise de rinite alérgica, o Dr. Aureo Augusto apontou que uma lavagem nasal com o chá de Calêndula, conhecida como “bem-me-quer”, “é sensacional” para tratar o problema.
Dor de estômago
Para dores de estômago, o “bom e velho” chá de boldo é excelente para o cuidado do trato intestinal. Porém, Dr. Aureo orienta que seu uso deve ser feito com cuidado, pois pode causar problemas no fígado, em caso de excessos. Outra planta recomendada é a Espinheira Santa, que tem um chá poderoso.
Estresse
Para o caso de estresse, chá de Camomila é bom, porém o chá de Mulungu com Hortelã é ainda melhor. O Mulungu ainda pode ser consumido por sua tintura, processo que pega as cascas picadas e maceradas e as coloca em álcool por alguns dias antes de filtrar o produto e consumi-lo.
Aumentar imunidade
Segundo o naturopata, o melhor remédio é a prática de atividade física, alimentação saudável e sono bem regulado. Porém, o consumo do chá das folhas de Pitanga “é excelente para o sistema imunológico”, assim como o xarope à base Guaco. Uso do Própolis também é recomendado para aumentar a imunidade.
Perda de peso
Algo muito debatido após a viralização do uso das “canetas emagrecedoras” como Ozempic e Mounjaro, a perda de peso também tem um chá como aliado (não como milagreiro). Além da regulação alimentar e da prática de atividades para auxiliar na queima de gorduras, o consumo do chá de Carqueja ou mesmo da própria planta “tem um papel importante porque ela reduz a absorção de nutrientes no aparelho digestivo”, segundo o especialista. Porém, seu uso deve ser usado com cuidado, pois “pode causar desnutrição” se tomado em excesso.
Seja às 17h, como os Ingleses, ou em qualquer horário do dia, um chazinho quente tem muito valor e, claro, muito sabor.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).