Estoques de sangue na Bahia atingem nível crítico; Hemoba pede doações

Hemoba emite alerta crítico: estoques de sangue garantem menos de 24h de atendimento

Por Da redação.

A Fundação Hemoba divulgou um comunicado no qual convoca a população baiana para uma mobilização urgente. Atualmente, os estoques de todos os tipos sanguíneos operam em nível crítico, com reservas suficientes para menos de um dia de demanda da rede hospitalar estadual.

Hemoba   Doação De Sangue

O cenário é agravado pela sazonalidade de início de ano. As férias escolares, viagens e feriados prolongados reduzem o fluxo de doadores, enquanto o aumento do tráfego nas estradas eleva o risco de acidentes e, consequentemente, a necessidade de transfusões. Somam-se a isso as cirurgias e tratamentos contínuos que não podem ser interrompidos.

Segundo o diretor-geral da Hemoba, Luiz Catto, o momento exige solidariedade. "Janeiro é historicamente desafiador, mas é também uma oportunidade de exercer o amor ao próximo. Cada doação é um sopro de esperança para quem luta pela vida", afirma, reforçando o convite para que cidadãos procurem as unidades de coleta na capital e no interior.

Onde doar

Em Salvador, o posto temporário no Shopping Bela Vista funciona durante todo o mês de janeiro, de segunda a sábado, das 9h às 18h. Já as unidades fixas atendem com o seguinte horário: o Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; o Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; o Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; o Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e o Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.

Para informações sobre os horários de atendimento das 20 unidades de coleta no interior do estado, acesse: https://www.ba.gov.br/hemoba/onde-doar.

Conheça o processo para doação

O Aratu On foi até a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), em Salvador, para mostrar a simplicidade do processo e o impacto de um simples gesto.

O processo completo para a doação de sangue é simples, têm três etapas, e, dura, em média, 15 minutos. Antes de tudo, o doador precisa cumprir os requisitos básicos:

- Ter entre 16 e 69 anos: Se menor de idade, deve estar acompanhado por um responsável legal. Se com 69 anos, deve ter feito a primeira doação antes dos 60;

- Ter peso mínimo de 50 kg;

- Estar bem alimentado e, caso a doação ocorra após o almoço, aguardar duas horas da refeição (três horas para consumo de alimentos gordurosos);

- Estar descansado e em boas condições de saúde no dia da doação;

- Não ter feito tatuagens, colocado piercings ou maquiagem definitiva no prazo de 6 meses (sendo 12 meses se feitos na cavidade bucal ou área genital);

- Não ter feito endoscopias no prazo de 6 meses;

- Estar em situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

Se você cumpriu os requisitos básicos, confira como é o processo para doar sangue.

Hemoba

Como doar sangue

Ao chegar em algum ponto de doação, basta apresentar um documento oficial com foto, físico ou digital e será feito um cadastro ou conferência de cadastro, para doadores recorrentes. Em seguida, o doador é encaminhado para uma triagem clínica, a qual responderá diversas perguntas de ordem pessoal, que visam avaliar a condição clínica do voluntário, afim de determinar se há risco para a doação. Vale destacar que a conversa é particular e não sairá da sala.

Se tudo estiver certo, o doador será encaminhado para a sala de coleta, onde será preparado para a doação. Uma amostra de sangue deve ser tirada e submetida a um teste de anemia. Em seguida, o voluntário é acomodado em uma das poltronas, tem o braço esterilizado com uma solução antisséptica. 

Uma punção é colocada em uma das veias do braço e a coleta de sangue é iniciada. As bolsas de sangue possuem entre 420ml e 470ml.

Após a doação, o doador deve aguardar, por volta de outros 15 minutos, período que é alimentado e hidratado ainda no local. Em seguida, se estiver bem, o doador está liberado e sua contribuição poderá salvar até quatro pessoas.

Vale destacar que todo sangue coletado passa por testagem de Hepatite B, Hepatite C, HIV, HTLV, Doença de Chagas e Sífilis. Se um ou mais desses testes der resultado alterado, o sangue será descartado.

Ainda nos Hemocentros, é possível realizar a doação de plaquetas e o cadastro para doação de medula óssea. Mais detalhes estão disponíveis no site da Hemoba.

 

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.